Educação Ambiental e Percepção Acerca do Fogo e seus Impactos no Cerrado: Uma Pesquisa Qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p355-379

Palavras-chave:

Queimadas, Palestra, Manejo, Biodiversidade, Educação Ambiental

Resumo

O fogo é um dos elementos que constitui o Cerrado, no entanto, a falta de conhecimento e cuidado no seu uso e manejo tem causado danos sem precedentes, e as consequências podem ser vistas tanto na fauna quanto na flora. Tendo o apontado como base, objetiva-se analisar a percepção da importância e uso do fogo no Cerrado na cidade de Goiás por alunos do curso de Geografia, em diferentes períodos, da Universidade Estadual de Goiás, no Campus Cora Coralina, que se localiza na cidade mencionada. Outro ponto relevante é perceber a atividade de Educação Ambiental dentro de uma nova política de gestão universitária na Universidade Estadual de Goiás e a relação desta atividade com a valorização do meio ambiente e da cultura regional. Essa é uma pesquisa qualitativa onde a metodologia adotada foi a aplicação de uma palestra interativa e três questionários com perguntas fechadas e abertas, para a análise dos dados coletados realizou-se a Análise do Discurso. Foi observado que a percepção do uso e manejo do fogo pelos sujeitos pesquisados é norteada pelo seu contexto histórico-social, sendo que quando o fogo também significa mais trabalho ou dinheiro, mesmo tendo consciência dos danos que pode causar, ele é aceito. E, por fim, também foi percebido que a educação ambiental tem um alcance grande dentro da academia, no entanto, algumas vezes, mesmo lá o interesse econômico tem voz altiva.

Biografia do Autor

Kárita Jesus Boaventura, Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SEEG, Brasil.

Doutorado no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil. Professora estatutária na Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Eder Dasdoriano Porfírio Junior, nstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA de Goiás, Brasil.

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil. Analista Ambiental no Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA de Goiás, Brasil.

Wesley Fonseca Vaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFECTMT, Brasil.

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil. Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado Lucas do Rio Verde.

Carlos de Melo e Silva Neto, Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.; Instituto Federal de Goiás, IFG, Brasil.

Doutorado no Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção vegetal) pela Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Professor no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais do Cerrado e Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Estadual de Goiás e no Programa de Pós-graduação em Tecnologias de Processos Sustentáveis no Instituto Federal de Goiás.

Sandro Dutra e Silva, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.; Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Doutorado em História Social pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil. Professor na Universidade Estadual de Goiás e no Centro Universitário de Anápolis. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

BOAVENTURA, Kárita Jesus; PORFÍRIO JUNIOR, Eder Dasdoriano; VAZ, Wesley Fonseca; SILVA NETO, Carlos de Melo e; DUTRA E SILVA, Sandro. Educação Ambiental e Percepção Acerca do Fogo e seus Impactos no Cerrado: Uma Pesquisa Qualitativa. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 355–379, 2020. DOI: 10.21664/2238-8869.2020v9i3.p355-379. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4007. Acesso em: 21 dez. 2024.