Reflexões sobre a Inclusão na Disciplina de Química a partir de um Estudo de Caso Realizado em uma Escola Brasileira

Autores

  • Elisabete Alerico Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.
  • Lauryenne Camille Santana Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Brasil.
  • Paulo Vitor Teodoro de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.
  • Paulo Alexandre de Castro Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Catalão, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p49-66

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a prática pedagógica de Professores, no viés da inclusão, de um estudante que apresenta Deficiência Intelectual (DI). A pesquisa foi realizada em uma escola de educação básica localizada no Centro-Oeste brasileiro, no Estado de Goiás. Por meio da imersão dos pesquisadores na instituição de ensino, investigamos o contexto em que o estudante com DI está inserido, assim como as dificuldades e potencialidades do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, observamos as aulas do ensino médio, de uma Professora Regente (PR), da disciplina de Ciências/Química, e de um Professor de Apoio (PA); e, por fim, nos apropriamos da utilização de questionários, para colaboração no levantamento de dados. Percebemos, no decorrer da pesquisa, as dificuldades de um trabalho em conjunto entre o PR e a PA. Por fim, a partir dos dados coletados e analisados, consideramos que a escola de Educação Básica — em particular e em especial, a escola onde a pesquisa foi realizada - ainda se encontra distante da efetiva inclusão, especialmente por conta das metodologias de ensino utilizadas que estão aquém das necessidades dos discentes.

Biografia do Autor

Elisabete Alerico Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.

Mestrado em Educação Comunitária. Estudante de Doutorado em Epistemologia da História da Ciência na Universidad Nacional Três de Febrero, Argentina. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.

Lauryenne Camille Santana, Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Brasil.

Licenciada em Química. Professora de Química e Ciências da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Brasil.

Paulo Vitor Teodoro de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.

Mestrado em Ensino de Ciências. Estudante de Doutorado em Educação em Ciências na Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)– Câmpus Urutaí, Brasil.

Paulo Alexandre de Castro, Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Catalão, Brasil.

Mestre e Doutor em Física. Docente na Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Catalão, Brasil.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

GONÇALVES, Elisabete Alerico; SANTANA, Lauryenne Camille; SOUZA, Paulo Vitor Teodoro de; CASTRO, Paulo Alexandre de. Reflexões sobre a Inclusão na Disciplina de Química a partir de um Estudo de Caso Realizado em uma Escola Brasileira. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 49–66, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i4.p49-66. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2667. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigação Qualitativa: Permeabilidade entre as Ciências Sociais e Humanas