Comparison of the Condition Factor of Five Fish Species of the Araguaia River Basin, Central Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p226-234Resumo
Este estudo objetiva avaliar o fator de condição (K) de cinco espécies de peixes (Serrasalmus rhombeus, Psectrogaster amazonica, Loricaria cataphracta, Panaque nigrolineatus e Squaliforma emarginata). As coletas foram realizadas utilizando-se quatro jogos de redes de malhar e cinco armadilhas, os quais foram colocados ao longo de um trecho de 1000 m das 17:00 às 7:00. Os peixes coletados foram identificados taxonomicamente, pesados (g) e medidos (comprimento standard; mm). A condição física dos peixes foi calculada pelo fator de condição (K=W/L³) e comparada por grupo de cursos de água utilizando um teste de Kruskal-Wallis. Das cinco espécies consideradas S. emarginata e P. amazonica mostraram diferenças na condição física por grupo de cursos de água. Os maiores valores de K de ambas as espécies correspondem aos espécimes localizados em cursos de água de cabeceira, enquanto que baixos valores são encontrados em peixes dos cursos de água na planície.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
