ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E O ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO EM ANÁPOLIS-GO
Resumo
O Brasil vivencia um processo de transição nutricional (POPKIN, 2001) com uma redução na prevalência da desnutrição simultânea ao aumento de sobrepeso e obesidade (WANG; MONTEIRO; POPKIN, 2002). Dentre as causas relacionadas a este processo, estão mudanças no estilo de vida e padrão de consumo alimentar das crianças (ESCRIVÃO et al., 2000). Contudo, muitas crianças não estão sendo adequadamente avaliadas, a fim de prevenir e tratar essas condições (OLIVEIRA et al., 2003). Esse estudo objetiva avaliar o estado nutricional de crianças e adolescentes matriculados em uma escola pública. Será realizado um estudo transversal com uma amostra de 230 alunos, do 1º ao 5º ano, que se alimentem diariamente na escola. Para classificar o estado nutricional, será utilizado o Índice de Massa Corpórea, e para a anamnese alimentar, um recordatório de 24 horas. Será aplicado um questionário sobre o consumo alimentar para verificar a preferência dos escolares entre os serviços de alimentação na escola, além da avaliação da composição nutricional dos diferentes cardápios. Essa pesquisa permitirá identificar o perfil nutricional dos escolares avaliados, contribuindo para subsidiar o monitoramento de desvios nutricionais e de necessidades específicas de ações de promoção de saúde para essa população.Downloads
Publicado
2014-11-28
Edição
Seção
RESUMOS