Uso de mídias sociais e suas alterações nas funções executivas de crianças e adolescentes: uma mini revisão integrativa
Palavras-chave:
Mídias Sociais, Adolescentes, Crianças, Funções executivasResumo
As funções cognitivas são processos mentais fundamentais para a aquisição, processamento e aplicação do conhecimento, abrangendo atenção, memória, linguagem, raciocínio e funções executivas. O objetivo deste estudo foi discutir e relacionar as evidências científicas de 2020 a 2025 sobre a relação entre o uso de mídias sociais e o impacto no desenvolvimento das funções executivas em crianças e adolescentes. O seguinte trabalho consiste me uma mini revisão integrativa de literatura, a busca de artigos foi realizada nas bases de dados PubMed e Scientific Electronic Library Online, utilizando os Descritores em Ciência em Saúde (DeCS). Foram identificadas associações entre o tempo de exposição a telas e como ele está correlacionado a prejuízos no controle inibitório, memória de trabalho e planejamento, especialmente durante períodos críticos do desenvolvimento, como infância e adolescência, com efeitos observáveis no desempenho acadêmico e em problemas comportamentais. A identificação de janelas críticas de vulnerabilidade neurobiológica e a caracterização de perfis de risco são fundamentais para o desenvolvimento de orientações baseadas em evidências e intervenções preventivas direcionadas, justificando a necessidade de integrar o conhecimento científico sobre esse tema.