Uso de mídias sociais e suas alterações nas funções executivas de crianças e adolescentes: uma mini revisão integrativa

Autores

  • Juliano Noleto Bringel Júnior Universidade Evangélica de Goiás
  • José Bezerra Alves Neto
  • Eduardo de Sousa Santos
  • Lucas Duarte Roriz Brito
  • Kauê Alexandre Afonso Souza
  • Andréia Moreira da Silva Santos

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Adolescentes, Crianças, Funções executivas

Resumo

As funções cognitivas são processos mentais fundamentais para a aquisição, processamento e aplicação do conhecimento, abrangendo atenção, memória, linguagem, raciocínio e funções executivas. O objetivo deste estudo foi discutir e relacionar as evidências científicas de 2020 a 2025 sobre a relação entre o uso de mídias sociais e o impacto no desenvolvimento das funções executivas em crianças e adolescentes. O seguinte trabalho consiste me uma mini revisão integrativa de literatura, a busca de artigos foi realizada nas bases de dados PubMed e Scientific Electronic Library Online, utilizando os Descritores em Ciência em Saúde (DeCS). Foram identificadas associações entre o tempo de exposição a telas e como ele está correlacionado a prejuízos no controle inibitório, memória de trabalho e planejamento, especialmente durante períodos críticos do desenvolvimento, como infância e adolescência, com efeitos observáveis no desempenho acadêmico e em problemas comportamentais. A identificação de janelas críticas de vulnerabilidade neurobiológica e a caracterização de perfis de risco são fundamentais para o desenvolvimento de orientações baseadas em evidências e intervenções preventivas direcionadas, justificando a necessidade de integrar o conhecimento científico sobre esse tema.

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Publicado

2025-12-15

Edição

Seção

RESUMOS - Neurociências