Capacitação para agentes comunitários de saúde, sobre saúde bucal, a partir de metodologias ativas.

Autores

  • Daniela Benassi Carretta Carneiro
  • Luana Anjos-Ramos UFMT
  • Josilene Dália Alves

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2025v13i2.p12-25

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Educação interprofissional., Métodos de ensino., Agentes de saúde pública, Educação em saúde bucal

Resumo

A promoção da saúde é uma ação fundamental à integralidade do cuidado, especificamente em saúde bucal (SB). Para tanto, é necessário dar ênfase as estratégias de educação em saúde promovida pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), durante as visitas domiciliares. Como membros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) se faz necessário atualização constante, melhorando as suas práticas em educação popular, permitindo a disseminação do conhecimento até o usuário. Objetivo: Logo, o objetivo desse estudo foi avaliar a intervenção de uma capacitação para ACS em SB, a partir das Metodologias Ativas (MA). Descrição do caso: Foi aplicada uma avaliação diagnóstica do conhecimento prévio aos 09 ACS da ESF rural, através de um questionário estruturado. Observou-se haver insegurança ao abordar o conhecimento sobre o assunto, considerado além do esperado. Desta forma, foi elaborada e aplicada uma capacitação utilizando-se métodos interativos de ensino-aprendizagem. Houve uma avaliação somativa, logo após o término da capacitação e outra após 30 (trinta) dias, para avaliar a retenção do conhecimento. O resultado demonstrou um avanço no conhecimento em SB, uma vez que houve retenção tardia com expressiva melhora na motivação e preparo dos ACS, após a capacitação. Considerações finais: Capacitações de um dia sobre SB podem ter melhores resultados quando elaboradas a partir de MA, como forma de intervir positivamente no processo de trabalho dos ACS, melhorando a motivação, preparo e conhecimento desses profissionais, por promover aprendizado significativo. Este é um TCM do PPG Mestrado Profissional em Saúde da Família-PROFSAÚDE.

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Publicado

2025-12-17

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA