Criar para ensinar: Relato da produção de materiais educativos sobre doenças metabólicas por estudantes da saúde
Creating to teach: A report on the development of educational materials on metabolic diseases by health students
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2025v13i2.p34-41Palavras-chave:
Comunicação em saúde, Práticas extensionistas, Mídias digitais, Alfabetização científica, Formação interdisciplinarResumo
Objetivo: Transformar conhecimento técnico em conteúdo acessível e relevante para a população foi o desafio assumido por estudantes de Medicina e Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no contexto do Projeto Saúde Evidente. Descrição da experiência: Este artigo relata a experiência de criação e divulgação de materiais educativos sobre doenças metabólicas, desenvolvidos a partir da articulação entre teoria e prática, ensino e extensão. A proposta envolveu postagens digitais e ações comunitárias, integrando roteirização, produção audiovisual, adaptação de linguagem e estratégias visuais para ampliar o alcance e promover a compreensão. Considerações finais: A vivência possibilitou o fortalecimento de competências como comunicação empática, colaboração, pensamento crítico e responsabilidade social. Os resultados evidenciam o valor pedagógico da extensão universitária e os efeitos positivos da comunicação acessível na promoção da saúde.
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