Diversidade de recursos didáticos e criativos como estratégia no ensino de bioquímica: Relato sobre materiais criados por estudantes da saúde
Diversity of didactic and creative resources as a strategy in biochemistry teaching: A report on materials created by health students
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2025v13i2.p26-33Palavras-chave:
Autonomia estudantil, avaliação formativa, ensino superior em saúde, recursos pedagógicos criativos, protagonismo discenteResumo
Objetivo: Transformar conteúdos densos de Bioquímica em materiais autorais foi o desafio assumido por estudantes da área da saúde, exigindo não apenas compreensão conceitual, mas também imaginação, coragem e intenção pedagógica. Descrição da experiência: A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, este estudo analisa os efeitos de uma proposta avaliativa alternativa, centrada na criação de recursos didáticos por discentes da área da saúde. Jogos, vídeos, podcasts, paródias e narrativas foram algumas das linguagens escolhidas para traduzir temas complexos em experiências de aprendizagem mais significativas e acessíveis. Ao assumir o papel de comunicadores do saber, os estudantes ressignificaram sua relação com a disciplina e ampliaram suas competências para além da técnica. Considerações finais: Os resultados 11revelam que o envolvimento com diferentes formatos ampliou o engajamento, fortaleceu a autonomia e despertou habilidades que geralmente não são percebidas em avaliações tradicionais. A experiência aponta caminhos possíveis para tornar o ensino mais inclusivo, sensível à diversidade de estilos cognitivos e comprometido com a formação integral. Quando a liberdade de criar encontra a responsabilidade de ensinar, o conhecimento deixa de ser apenas conteúdo e se transforma em uma forma ativa de expressão e aprendizagem.
Referências
Garrido RG, Oliveira PP, Silva Filho EM, Leite MT, Nascimento C. O lugar da bioquímica no processo de cuidar: visão de graduandos em enfermagem. Rev Ensino Bioquím. 2010;8(1):30–5. Disponível em: https://doi.org/10.16923/reb.v8i1.40.
Almeida HMDdS, Santos MRM, Lima CEA, Santana LMS, Nunes LVL, Silva CRL. Intervenções lúdicas no ensino da Bioquímica: estratégias em uma turma de nível superior. Rev Docência Ens Sup. 2022;12:1–17. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38889.
Maia MC. Entendendo a necessidade de renovação no processo de ensino e aprendizagem. RAE Electron. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1676-56482010000100009.
McCulloch KM, Hicks KA. Development and implementation of a bioinfographic assignment in second-semester biochemistry: Metabolic pathways beyond the classroom. J Chem Educ. 2022;99(10):3623–9. Disponível em: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.2c00502.
Marques HR, Almeida ÁG, Faria LC. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação. 2021;26(3):718–41.
Maia MCO, Araújo EC, Figueiredo J, Serey D. Student engagement through creation of new activities: an empirical study on contributing student pedagogy. In: Anais do 31º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE. Porto Alegre: SBC; 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1693.
Costa Júnior JF, Dias MPC, Barreto CAG, Silva RJS, Oliveira JCS. Metodologias ativas de aprendizagem e a promoção da autonomia do aluno. Rev Educ Humanidades Saúde Online. 2023;3(1):1–18. DOI: 10.55470/rechso.00092.
Moran JM. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 2. ed. Porto Alegre: Penso; 2018.
Prince M. Active learning for busy skeptics. Apresentado na 2015 Fall ASEE Middle Atlantic Section Conference; 2015; Washington, DC. Disponível em: https://peer.asee.org/active-learning-for-busy-skeptics. Acesso em: 26 maio 2025.
Freire P. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra; 2021.
Freeman S, Eddy SL, McDonough M, Smith MK, Okoroafor N, Jordt H, et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proc Natl Acad Sci U S A. 2014;111(23):8410–5. Disponível em: https://doi.org/10.1073/pnas.1319030111.
Souza GM, Sitko CM. A Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de ensino e aprendizagem e a atividade criativa. Scientia Plena. 2022;18(8):1–9. DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084801.
Machado M, Alves IS, Maia ERRM, Magalhães AADS, Cordeiro IB. Elaboration of a biophysical teaching game as a learning tool and motivation for medicine courses. Rev Bras Ens Fís. 2021;43.
Septiani R, Baharuddin D. Transforming public health education: Exploring the implementation and impact of innovative teaching methods. J Educ Health Promot. 2024;13(1):358. https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_1494_23.
Cunha MB, Moreira ML, Reis EC, Paixão M. Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. Educ Rev. 2024;40:e39442.
Garcia MBO, Oliveira MM, Plantier AP. Interatividade e mediação na prática de metodologia ativa: o uso da instrução por colegas e da tecnologia na educação médica. Rev Bras Educ Med. 2019;43(1):87–96.
Santos JNF, Souza PAS. Metodologias ativas no ensino de Bioquímica: uma revisão integrativa. Rev Deb Ens Quím. 2024;10(1):125–37.