O impacto do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo dos jovens do ensino fundamental e médio: uma mini revisão de literatura

Autores

  • João Marcelo Cavalcante Kluthcouski Universidade Evangélica de Goiás
  • Joaquim da Silva Guimarães Universidade Evangélica de Goiás
  • Gabriel Rodrigues Kanaiama Universidade Evangélica de Goiás
  • Arthur Moreira Moraes de Melo Universidade Evangélica de Goiás
  • César Enrique de Almeida Coutinho Universidade Evangélica de Goiás
  • Gregório Sandro Espindola Vieira Universidade Evangélica de Goiás
  • Leandro Nascimento da Silva Rodrigues Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

Tempo de tela, desenvolvimento cognitivo, adolescentes, sono, dispositivos eletrônicos, Comportamento Social

Resumo

O século XXI é marcado pela Quarta Revolução Industrial, caracterizada pelo avanço acelerado da tecnologia, especialmente no setor industrial. Nos últimos 20 anos, o acesso às tecnologias digitais tem se expandido significativamente, aproximando-se cada vez mais da população em geral, com destaque para o público jovem, levando a tempos de tela cada vez mais elevados, ultrapassando as 4 horas por dia, o que levanta o questionamento sobre os impactos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo, especialmente entre estudantes do ensino fundamental e médio. Diante desse cenário, esta mini-revisão integrativa buscou responder a essa questão por meio da análise de artigos primários publicados nos últimos cinco anos, utilizando bases de dados como PubMed e Google Acadêmico além de descritores como SCREEN TIME, adolec e COGNITIVE sendo selecionados ao final 5 artigos que respondiam a pergunta. Os resultados indicam que o contexto de vida dos jovens está fortemente relacionado ao tempo de exposição às telas. Já o uso excessivo está associado a prejuízos na memória, na atenção, na qualidade do sono e na saúde mental. O crescimento descontrolado do uso de dispositivos eletrônicos evidencia a necessidade de estratégias para regular o tempo de tela entre estudantes, promovendo um uso equilibrado que, em certos casos, pode até contribuir positivamente para o desenvolvimento cognitivo.

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Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

RESUMOS - Neurociências