A construção do aprendizado no Sistema de Saúde: visão dos acadêmicos de medicina
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência do Programa de Integração na Estratégia Saúde da Família (PIESF), do curso de Medicina da UniEVANGÉLICA, realizada por acadêmicos que cursaram esta disciplina entre os anos 2008 e 2011. O objetivo do estudo foi mostrar o PIESF segundo a percepção dos discentes frente aos três blocos de
estudo que integram a disciplina, fundamentado na metodologia da problematização. Este ensaio baseou-se em registros de portifólios elaborados do primeiro ao sexto períodos e nos dados armazenados em um grupo de discussões online do sétimo e oitavo períodos. Os quatro anos cursados na disciplina propiciaram aos discentes um
acúmulo de experiências e aprendizados que excedem o campo teóricoe traduzem vivências práticas conquistadas pelo contato com a comunidade. Conclui-se, ao término da experiência, que a disciplina PIESF alcança objetivos mais abrangentes do que seu significado propõe, promovendo a introdução dos alunos em diversos níveis de atenção à saúde. O Programa amplia o conhecimento dos acadêmicos sobre o sistema de saúde brasileiro e forma profissionais dotados de uma visão crítica passível de contribuir para
melhorar o sistema existente.