Transformando crianças em guardiões do meio ambiente: uma relato de experiência em educação ambiental

Autores

  • Sarah Lorrane Ramos de Oliveira Faculdade Evangélica de Anápolis
  • Giovana Galvão Tavares Universidade Evangélica de Goiás

Resumo

Objetivo: Relatar uma ação extensionista de educação ambiental sobre resíduos sólidos e sua relação com a saúde humana, com o intuito de apresentar reflexões sobre as atividades realizadas com escolares de 4 a 6 anos. Métodos: relato de experiência com abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa desenvol-vida no dia 21 de novembro de 2024, durante o período vespertino da Semana Integrativa da Escola Muni-cipal Luiz Carlos Bizinotto, em Anápolis (GO). A metodologia adotada baseou-se em observações participa-tivas e registros de campo. Não foram utilizados instrumentos quantitativos. Relato de Experiência: A ação foi realizada em 2024, durante a Semana Integrativa da Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto, envolvendo cinco turmas, do Infantil 4 ao 1º ano. As atividades foram conduzidas por acadêmicos de Medicina da UniE-VANGÉLICA, sob orientação de professores do módulo de Medicina da Família e Comunidade. As oficinas incluíram reciclagem, pintura e o "jogo da limpeza", utilizando materiais recicláveis, caixas de papelão e dinâmicas de grupo, com o intuito de promover um aprendizado ativo e significativo. Discussão: A experi-ência demonstrou que a inserção precoce de estudantes de Medicina em ações escolares favorece a for-mação ética e crítica, além de promover educação ambiental eficaz através de metodologias lúdicas. As crianças mostraram aprendizado significativo, com potencial de impacto familiar. Futuras intervenções de-vem incluir avaliação quantitativa para mensurar melhor os resultados. Conclusão: As crianças demonstra-ram elevado engajamento nas atividades e boa compreensão sobre a classificação dos resíduos. Embora não tenha sido possível mensurar a disseminação do conhecimento às famílias, observou-se entusiasmo das crianças ao relacionar os conteúdos aprendidos com suas vivências familiares. As perspectivas futuras incluem a formação continuada de professores, a realização periódica de oficinas e o fortalecimento do envolvimento comunitário, com vistas à consolidação de hábitos sustentáveis.

Referências

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Publicado

2025-06-26

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA