Museu da empatia: um relato de experiência para a promoção da autoestima na juventude

Autores

  • Isadora Figueiredo Villa discente do curso de medicina da UniEVANGÉLICA
  • Stephanie Mendonça Archanjo
  • Sophia Felipe Silva
  • Lara Arquimínio de Moraes
  • Diego Oliveira Santos
  • Eduarda Rocha da Silva
  • João Gabriel Inácio dos Santos
  • Carla Guimarães Alves

Palavras-chave:

Autoestima. Empatia. Crianças.

Resumo

 Objetivo: Relatar uma experiência vivenciada por acadêmicos de medicina, em atividades de educação em saúde relacionadas ao tema autoestima e empatia, desenvolvidas com escolares matriculados em uma escola pública municipal na cidade de Anápolis-GO. Relato de Experiência: Para que o conceito de autoestima fosse desenvolvido e compreendido na Escola Municipal Cora Coralina, em Anápolis-GO, foi realizado o “Museu da Empatia”, uma ação que envolveu estudantes do terceiro e quarto ano (entre 9 e 12 anos de idade) do ensino fundamental. Na oficina foram contados relatos de experiências, em que crianças de idade semelhante aos alunos sofriam discriminação e foi incentivado que eles escrevessem conselhos para os personagens da estó-ria, desenvolvendo a autoestima e entendendo que as diferenças fazem com que cada um seja único. Como resultado, as crianças reagiram de uma forma muito positiva, demonstrando sensibilidade aos personagens, aumento da autoconfiança e melhoria do convívio escolar. Discussão: A promoção da autoestima desde a infância é essencial para o desenvolvimento da empatia e a prevenção de comportamentos agressivos, como o bullying. A experiência do “Museu da Empatia” mostrou-se eficaz ao estimular nas crianças atitudes pró-sociais e reflexão sobre discriminação. Além disso, o uso de narrativas infantis com representatividade reforça a construção de uma identidade positiva e inclusiva. Conclusão: Conclui-se que a oficina realizada na escola foi essencial para o desenvolvimento da empatia e autoconfiança nas crianças, alcançando seu objetivo de forma lúdica e eficaz, com apoio docente e participação ativa dos discentes.

 

Referências

Oliveira MS. Marcadores sociais da diferença: experiência educacional através do Museu da Empatia [monografia]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia; 2018.

Castro-Sánchez M, Zurita-Ortega F, Ruiz-Rico G, Chacón-Cuberos R. Explanatory model of violent behaviours, self-concept and empathy in schoolchildren: Structural equations analysis. PLOS ONE. 2019;14(8):e0217899. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0217899.

Meinhardt G. Autoimagem de crianças negras e desenvolvimento infantil: a psicologia de Kenneth B. Clark e Mamie Phipps Clark. Rev Graduação/Pós-graduação/Extensão. 2022;10(1):19-39. Disponível em: http://dx.doi.org/10.55602/rlic.v10i1.209.

Granfield P, Kemps E, Prichard I. A pre-post evaluation of the impact of the Embrace Kids film on children’s and adults’ body image and self-compassion. Body Image. 2024;49:101700. [cited 2024 Dec 15]. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bodyim.2024.101700.

Downloads

Publicado

2025-06-26

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA