O CONHECIMENTO DOS USUÁRIOS DO SUS SOBRE QUAL SERVIÇO PROCURAR EM UM CASO DE NECESSIDADE

Autores

  • Anabela Lima Lucio
  • Bruna Moretson de Sousa Rodrigues
  • Heitor Forlan Silva
  • Laura Marques Andrade
  • Victor Almeida Chaves
  • Humberto de Sousa Fontoura

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Educação em Saúde, Conhecimento da população, Utilização dos serviços de saúde, Atenção à Saúde

Resumo

RESUMO: O Sistema Único de Saúde (SUS), fundado em 1988, busca garantir acesso universal à saúde no Brasil, estruturado em três níveis de atenção: primário, secundário e terciário. O nível primário é representado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e se concentram na prevenção e cuidados de rotina. O secundário envolve atendimentos de média complexidade, como os realizados em UPA’s e ambulatórios, enquanto o terciário abrange serviços de alta complexidade, como UTIs e centros cirúrgicos. Este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento dos pacientes sobre os diferentes serviços de saúde disponíveis e como a falta de informação pode afetar a qualidade do atendimento no SUS, buscando também orientar a população sobre como otimizar o uso dos recursos do sistema. A pesquisa será realizada em Anápolis-GO e adotará um método epidemiológico, transversal e observacional. A amostra incluirá usuários do SUS com mais de 18 anos, presentes nos dias de coleta, e utilizará questionários para avaliar o conhecimento sobre os serviços de saúde. Os dados coletados serão analisados estatisticamente utilizando métodos apropriados. Este estudo cumpre as diretrizes éticas de anonimato e privacidade, e incluirá a distribuição de um panfleto educativo sobre o fluxo do SUS. Ao final, espera-se identificar o nível de conhecimento dos usuários e os impactos de possíveis lacunas de informação no fluxo do sistema, contribuindo com um artigo destinado à comunidade científica e aos profissionais de saúde.

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Publicado

2024-12-15

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde