O impacto do diagnóstico precoce no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma mini revisão integrativa
Palavras-chave:
Liana da Silva Gomes, Diagnóstico Precoce., Transtorno do Espectro Autista, Tratamento, AIDSResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta principalmente a comunicação social e o comportamento, surgindo na infância e comprometendo funções sociais e ocupacionais. Sua prevalência tem aumentado, em parte devido ao melhor diagnóstico e conscientização. O estudo tem como objetivo analisar a relevância do diagnóstico precoce em crianças TEA e seu impacto no tratamento e desenvolvimento neuromotor. A pesquisa consiste em uma mini revisão integrativa da literatura, abordando métodos diagnósticos e seus benefícios para intervenções terapêuticas. A metodologia incluiu busca em bases de dados como PubMed e BVS, resultando na seleção de cinco artigos relevantes. Os resultados evidenciam que o diagnóstico precoce, especialmente antes dos 2 anos e meio, está associado a melhorias significativas nos aspectos sociais e cognitivos. Fatores como nível educacional dos pais e condição socioeconômica influenciam a idade do diagnóstico, indicando a necessidade de aumentar a conscientização sobre o TEA. Apesar dos avanços nas intervenções, observou-se uma taxa de não persistência do diagnóstico em crianças, o que foi associado a maiores habilidades adaptativas e ao sexo feminino, reforçando a importância do monitoramento contínuo e a melhor forma de abordagem no tratamento. O estudo enfatiza a importância do diagnóstico precoce para que mais crianças com TEA possam se adaptar melhor ao ambiente social em que estão inseridos e, assim, maximizar seu potencial de desenvolvimento. Observa-se, dessa forma, que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais sucesso terá o tratamento e, para que isso seja possível, é necessária a implementação de triagens e suporte contínuo às famílias.