Os efeitos do Ozempic no processo de perda de peso em adultos obesos: uma mini revisão de literatura
Palavras-chave:
Efeito, perda de peso, adultos, obesos, OzempicResumo
O peptídio semelhante ao glucagon (GLP-1), é um hormônio incretina sintetizando nas células L do intestino delgado. É responsável por estimular a secreção de insulina e inibir a de glucagon pelas ilhotas pancreáticas, reduzindo os níveis de glicose no sangue. Além disso, o GLP-1 está associado ao aumento da saciedade e a diminuição do peso corporal em pessoas com sobrepeso ou obesas. O semaglutido ( princípio ativo do Ozempic), é um análogo humano do GLP-1, desenvolvido para o tratamento de diabetes tipo 2 e, de acordo com estudos recentes, para o auxílio no processo de emagrecimento. Nessa perspectiva, a presente análise é uma mini revisão integrativa de literatura, que tem como objetivo investigar e sintetizar as evidências disponíveis acerca dos efeitos do uso de Ozempic ( semaglutido) no processo de perda de peso em pacientes adultos obesos. Foram utilizados cinco artigos da base de dados PubMed, encontrados utilizando os descritores: efeito, perda de peso, adultos, obesos, Ozempic. Constatou-se que o uso desse medicamento foi eficaz não só na redução da massa corporal, como também na redução da pressão arterial e dos níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos plasmáticos em indivíduos com sobrepeso. Das análises sobre o uso do semaglutido , os melhores resultados foram obtidos em pacientes que utilizavam o medicamento pelo menos uma vez por semana e a longo prazo. Diante do exposto, o presente estudo identificou os efeitos do Ozempic no processo de perda de peso em adultos obesos, com seus benefícios superando os malefícios.
Referências
GARVERY, W. Timothy et al. Efeitos de dois anos do semaglutido em adultos com sobrepeso ou obesidade: o estudo STEP 5. Nature Medicine, v. 28, n. 10, p. 2083-2091, 2022.
RYAN, Donna H. et al. Efeitos da semaglutida nos resultados cardiovasculares em pessoas com sobrepeso ou obesidade (SELECT) justificativa e desenho. Science Direct, v. 229, p. 61-69, 2020.
BLUNDELL, John et al. Efeitos do semaglutido uma vez por semana no apetite, ingestão de energia, controle de alimentação, preferência ali,entrar e peso corporal em indivíduos com obesidade. Diabetes, obesety and metabolism, v. 19, n. 9, p. 1242-1251, 2017.
GHUSN, Wissam et al. Resultados de perda de peso associados ao tratamento com semaglutido para pacientes com sobrepeso e obesidade. JAMA Network Open, v. 5, n. 9, p. 2231982, 2022.
WILDING, John P. H. et al. Semaglutida uma vez por semana em adultos com sobrepeso ou obesidade. The new england journal of medicine, v. 385, n. 11, p. 989-1002, 2021.
RYAN, Donna H. et al. Efeitos de perda de peso a longo prazo do semaglutido na obesidade sem diabetes no ensaio SELECT. Nature Medicine, v. 30, n. 7, p. 2049-2057, 2024.
RUBINO, M. Domenica et al. Efeito do semaglutido subcutâneo semanal vs liraglutido diário no peso corporal em adultos com sobrepeso ou obesidade sem diabetes: o ensaio clínico randomizado STEP 8. JAMA Network Open, v. 327, n. 2, p. 138-150, 2022.
WHARTON, Sean et al. A tolerabilidade gastrointestinal do semaglutido 2,4mg uma vez por semana em adultos com sobrepeso ou obesidade, e a relação entre eventos adversos gastrointestinais e perda de peso. Diabetes, obesety and metabolism, v. 1, p. 94-105, 2022.