Avaliação do conhecimento de professores de fisioterapia sobre neurofisiologia da dor

Conhecimento de professores de fisioterapia sobre dor

Autores

  • Jaqueline Severo Universidade Federal de Pernambuco
  • Edson José Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Débora Wanderley Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2024v2i12.p3-10

Palavras-chave:

Neurofisiologia, Serviços de fisioterapia, Conhecimento, Docentes

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento de professores de fisioterapia sobre neurofisiologia da dor e os fatores que interferem nesse conhecimento. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal, que segue as recomendações do STROBE. Participaram da pesquisa 57 fisioterapeutas professores do curso de Fisioterapia de instituições de ensino superior, públicas e privadas, da cidade do Recife. Os participantes responderam um formulário contendo questões sócio-demográficas e o Questionário de Neurofisiologia da Dor (QND). Resultados: A média de acertos no QND foi 8/12. A análise resultou em um modelo estatisticamente significativo (p=0,002; R2=0,203), e as variáveis “ter disciplina sobre dor na graduação” (β=-3,521; t=-2,518; p=0,015, IC=-6,325a-0,718) eidade” (β=-0,055;t=-2,958; p=0,005, IC=-0,092a-0,018) influenciam no escore do QND. Conclusão: O presente estudo evidenciou lacunas no conhecimento dos professores de fisioterapia acerca da neurofisiologia da dor. A compreensão mais efetiva sobre neurofisiologia da dor esteve relacionada à idade e ao fato de ter cursado uma disciplina sobre dor durante a graduação.

Biografia do Autor

Jaqueline Severo, Universidade Federal de Pernambuco

Fisioterapeuta, Recife, Pernambuco, Brasil

Edson José, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Débora Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco

Fisioterapeuta, Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco – Brasil.

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS