Qualidade de Vida do Estudante de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2024v12i1.p3-15

Palavras-chave:

qualidade de vida, estudantes de medicina, educação médica

Resumo

Introdução: O termo qualidade de vida (QV) possui, atualmente, destaque importante em todos os segmentos da sociedade, sendo significativos os aspectos que podem ter influência na QV do indivíduo e da sociedade em geral.

Objetivo: Avaliar a QV de estudantes de medicina de uma instituição privada de ensino.

Método: Estudo descritivo, transversal e analítico, dos diversos aspectos capazes de impactar na QV dos estudantes do curso de medicina, do primeiro ao décimo segundo período do curso, com o uso do questionário WHOQOL-bref.

Resultados: Foram incluídos 135 estudantes. Quanto aos domínios avaliados pelo WHOQOL-bref, o Psicológico foi o pior com média de 12.67, seguido pelo domínio físico com 13.11, autoavaliação da QV com média 13.88, Meio Ambiente com 14.27, e com a melhor avaliação o domínio de Relações Sociais com 14.55. Nos domínios avaliados, a média da qualidade de vida foi superior a 60 pontos quanto ao Ambiente e Relações Sociais, sendo compatível com a percepção boa da qualidade de vida. Por outro lado, a média da qualidade de vida relacionada aos domínios físico e psicológico foram inferiores a 60, porém superiores a 50; compatível com percepção ruim da qualidade de vida.

Conclusão: A QV dos estudantes de medicina incluídos no estudo é considerada boa quanto as relações sociais e o ambiente acadêmico. Entretanto verificamos uma percepção ruim quantos aos seus aspectos físicos e psicológicos, com uma interpretação pessoal de insatisfação. Consideramos que o principal aspecto a ser modificado ao que concerne a melhora da QV dos estudantes de medicina seria o estímulo a uma maior participação dos familiares na vida dos estudantes, e o estímulo a realização de atividades físicas como forma de lazer.

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Publicado

2024-07-01

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS