Avaliação da usabilidade de um material educativo digital interativo: um estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2023v11i1.p4-14

Palavras-chave:

e-Learning. Educação Online. Aprendizagem a Distância. Validação de Software. Educação Médica. Aprendizagem Online. Teleducação Interativa. Tecnologia e Aplicativos de Software. Design Centrado no Usuário.

Resumo

Objetivo: verificar a usabilidade do Guia de Bolso Automático (GBA) como método de revisão anatômica para alunos do curso de medicina de uma instituição privada da cidade de Salvador. Metodologia: o estudo foi realizado com alunos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) do 1º e 2º ano através da aplicação de um formulário virtual disponibilizado por e-mail e aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas. A escala Self Directed Learning Readiness Scale (SDLRS) adaptada foi utilizada para traçar o perfil de estudo dos estudantes, a System Usability Scale (SUS) e o Post Study System Usability Questionnaire (PSSUQ) foram mensuraram a usabilidade do GBA. A pesquisa ocorreu no período de outubro a dezembro de 2021. Resultados: 103 participantes responderam o formulário virtual, sendo 68,9% do sexo feminino e com idade média entre 18 e 20 anos (72,9%), que possuíam um perfil de estudo ativo e familiaridade com recursos digitais. A SUS evidenciou que o GBA foi considerado um aplicativo OK - Score SUS de 68,37 - e, na PSSUQ, a satisfação geral com o sistema obteve média de 2,61 (±0,09), representando uma usabilidade positiva do GBA. Ainda na PSSUQ, a qualidade da informação (2,51 ±0,13) e a qualidade da interface (2,52 ±0,15) obtiveram resultados satisfatórios. Conclusão: o Guia de Bolso Automático é uma ferramenta com boa usabilidade geral. A partir disso, mais estudos são necessários para avaliar seu impacto no desempenho e retenção de conteúdo dos estudantes de medicina.

Referências

1. Moattari M, Moosavinasab E, Dabbaghmanesh MH, ZarifSanaiey N. Validating a Web-based Diabetes Education Program in continuing nursing education: Knowledge and competency change and user perceptions on usability and quality. J Diabetes Metab Disord. 2014;13(1):1–8.
2. Davids MR, Chikte U, Grimmer-Somers K, Halperin ML. Usability testing of a multimedia e-learning resource for electrolyte and acid-base disorders. Br J Educ Technol. 2014;45(2):367–81.
3. Sousa V, Lopez KD. Towards Usable E-Health. Appl Clin Inform. 2017;08(02):470–90.
4. Bloomfield J, Roberts J, While A. The effect of computer-assisted learning versus conventional teaching methods on the acquisition and retention of handwashing theory and skills in pre-qualification nursing students: A randomised controlled trial. Int J Nurs Stud. 2010;47(3):287–94.
5. Tegtmeyer K, Ibsen L, Goldstein B. Computer-assisted learning in critical care: from ENIAC to HAL. Crit Care Med. 2001.
6. Curran V, Matthews L, Fleet L, Simmons K, Gustafson DL, Wetsch L. A Review of Digital, Social, and Mobile Technologies in Health Professional Education. J Contin Educ Health Prof [Internet]. 2017 Jul;37(3):195–206. Available from: https://journals.lww.com/00005141-201703730-00008
7. Bangor A, Kortum P, Miller J. Determining What Individual SUS Scores Mean: Adding an Adjective Rating Scale. Vol. 4, Journal of Usability Studies. 2009.
8. Lewis JR. Psychometric Evaluation of the PSSUQ Using Data from Five Years of Usability Studies. Int J Hum Comput Interact. 2002;14(3–4):463–88.
9. Journal I, Interaction H, Ibm JRL. Lewis , J . R .: IBM Computer Usability Satisfaction Questionnaires : Psychometric Evaluation and Instructions for Use . International Journal of IBM Computer Usability Satisfaction Questionnaires : Psychometric Evaluation and Instructions for Use. 1995;7(May):57–78.
10. Silva JT dos S. ATAUX : uma ferramenta para auxiliar o acompanhamentode submissões de questões de programação. 2021.
11. Rigamonti L, Dolci A, Galetta F, Stefanelli C, Hughes M, Bartsch M, et al. Social media and e-learning use among European exercise science students. Health Promot Int. 2020 Jun;35(3):470–7.
12. Häyrinen K, Saranto K, Nykänen P. Definition, structure, content, use and impacts of electronic health records: A review of the research literature. Int J Med Inform. 2008;77(5):291–304.
13. Sardi L, Idri A, Fernández-Alemán JL. A systematic review of gamification in e-Health. J Biomed Inform. 2017 Jul;71:31–48.
14. van Gaalen AEJ, Brouwer J, Schönrock-Adema J, Bouwkamp-Timmer T, Jaarsma ADC, Georgiadis JR. Gamification of health professions education: a systematic review. Adv Heal Sci Educ. 2021 May;26(2):683–711.
15. McCoy L, Lewis JH, Dalton D. Gamification and Multimedia for Medical Education: A Landscape Review. J Osteopath Med. 2016 Jan;116(1):22–34.
16. Nieto-Escamez FA, Roldán-Tapia MD. Gamification as Online Teaching Strategy During COVID-19: A Mini-Review. Vol. 12, Frontiers in Psychology. 2021.
17. O’Connell A, Tomaselli PJ, Stobart-Gallagher M. Effective Use of Virtual Gamification During COVID-19 to Deliver the OB-GYN Core Curriculum in an Emergency Medicine Resident Conference. Cureus. 2020 Jun.
18. Patel SM, Miller CR, Schiavi A, Toy S, Schwengel DA. The sim must go on: adapting resident education to the COVID-19 pandemic using telesimulation. Adv Simul. 2020 Dec;5(1):26.
19. Sauro J. A Practical Guide to the System Usability Scale: Background, Benchmarks & Best Practices [Internet]. 2011. 162 p. Available from: http://books.google.com/books/about/A_Practical_Guide_to_the_System_Usabilit.html?id=BL0kKQEACAAJ&pgis=1.
20. Heo J, Park JA, Han D, Kim H-J, Ahn D, Ha B, et al. COVID-19 Outcome Prediction and Monitoring Solution for Military Hospitals in South Korea: Development and Evaluation of an Application. J Med Internet Res. 2020 Nov;22(11):e22131.
21. Kuhns LM, Hereth J, Garofalo R, Hidalgo M, Johnson AK, Schnall R, et al. A Uniquely Targeted, Mobile App-Based HIV Prevention Intervention for Young Transgender Women: Adaptation and Usability Study. J Med Internet Res. 2021 Mar;23(3):e21839.
22. Stonbraker S, Cho H, Hermosi G, Pichon A, Schnall R. Usability Testing of a mHealth App to Support Self-Management of HIV-Associated Non-AIDS Related Symptoms. Stud Health Technol Inform. 2018;250:106–10.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS