A formação do docente fisioterapeuta no Brasil: revisão narrativa da literatura

revisão narrativa da literatura

Authors

  • LUIZ HENRIQUE LEITE SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • CLARICE FERNANDES PIMENTEL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • HELINY ALVES DOS SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • HYGOR WILLIAN DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • TÁSSIO MOREIRA PERES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • JESSÉ CASTELO SOUZA SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • FRANASSIS BARBOSA DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i1.p125-134

Keywords:

Physiotherapy. Teaching. Didactics.

Abstract

Objective: To investigate how the physiotherapist teacher formation process took place in Brazil and how it is currently manifested. Methods: A narrative literature review about the formation of the physiotherapist teacher was carried out in the databases: Catalog of Theses and Dissertations CAPES, BIREME and LILACS. 22 studies were found, including theses and dissertations, and 8 of these were included in the inclusion criteria. Results and Discussion: The studies that were found and analyzed discuss aspects that range from the training of teachers in the health area and cover aspects such as quality of life, the knowledge of these professionals, and the relationship with specific disciplines. Conclusions: In view of the data that were found and worked on, there is no form or method that consists of accuracy or a formation pattern. Among the professionals addressed in the research, it is clear that the teacher's profession is built by practicing, by relationship with the environment and with other professionals and students, that is, it is carried out individually.

References

1. CREFITO 2. Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2° região. Fisioterapia - Definição. Acesso em: 29/07/2020. Disponível em:http://www.crefito2.gov.br/home.html/fisioterapia/definicao.
2. AUSTRIA, VC. Processos constitutivos da docência superior: saberes e fazeres de professores de fisioterapia.[Dissertação]. Santa Maria (Brasil): Universidade Federal De Santa Maria Centro De Educação Programa De Pós-graduação Em Educação; 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6869/AUSTRIA%2c%20VERONICA%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y
3. MEC. Ministério da Educação, 2020. Carga Horária. Acesso em: 29/072020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/.
4. YAMASHIRO, CG. A docência em fisioterapia: sobre a formação pedagógica e as práticas educativas. [Dissertação]. São Paulo (Brasil): Universidade Federal de São Paulo; 2010. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/8815/Publico-12664.pdf?sequence=1&isAllowed=y
5. MAGGI, KCFX.Saberes docentes dos professores que atuam em cursos de fisioterapia no município de Rio Branco, Acre.[Dissertação]. Rio Branco (Brasil): Universidade Federal Do Acre; 2017. Disponível: http://www2.ufac.br/ppge/banco-de-dissertacoes/dissertacoes-2016/dissertacao-de-mestrado-kelly-maggi-final.pdf
6. MIRANDA, FAC. A construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na docência em Fisioterapia: um estudo de caso. [Tese]. Florianópolis (Brasil): Universidade Federal de Santa Catarina; 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/133229/333805.pdf?sequence=1&isAllowed=y
7. PIVETTA, HMF. Concepção de formação e docência dos professores do curso de fisioterapia do centro universitário franciscano. [Dissertação]. Santa Maria (Brasil): Universidade Federal de Santa Maria, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6958/HEDIONEIA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
8. DIAS, ACB. Qualidade de vida no trabalho de docentes de fisioterapia no município de Goiânia. [Dissertação]. Goiânia (Brasil): Universidade Federal de Goiânia, 2015. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/4941/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Alex%20Carrer%20Borges%20Dias%20-%202015.pdf
9. LAUXEN, SL. Docência No Ensino Superior: Revelando Saberes Dos Professores Da Área Da Saúde Da Unicruz/Rs.[Tese]. Porto Alegre (Brasil): Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul Faculdade De Educação Programa De Pós-graduação Em Educação, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24164/000745080.pdf?sequence=1&isAllowed=y
10. ARAÚJO, EMM. O ensino da fisioterapia preventiva na formação profissional do fisioterapeuta na região norte do Brasil. [Tese]. São Paulo (Brasil): Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, 2006. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/21207/Publico-21207.pdf?sequence=1&isAllowed=y
11. VALENTE GSC, VIANA LO. Da formação por competência a prática docente reflexiva. Revista Iberoamericana de educación. 2009;48(4). Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/2423Valente.pdf
12. BOSOSINI ES, KIETZER KS, TEIXEIRA RC, DOMINGUES, RJS. Estratégias de ensino e aprendizagem no processo de formação do fisioterapeuta. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde. 2016;5(1):57-64. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/747/430
13. FARIA JIL, CASAGRANDE LDR. A educação para o século 21 e a formação do professor reflexivo na enfermagem.Rev Latino-am Enfermagem. 2004;12(5):821-7. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n5/v12n5a17.pdf
14. RODRIGUES MTP, MENDES SOBRINHO JAC. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Revista Brasileira de Enfermagem. 2006;59(3):456-9. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v60n4/a19.pdf

Published

2021-06-24

Issue

Section

ARTIGOS DE REVISÃO