A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DA OBESIDADE INFANTIL
Resumo
A obesidade infantil é um dos problemas de saúde pública que mais cresce na atualidade, e mostra-se intimamente ligada à ingestão excessiva de alimentos com elevada densidade energética e baixo valor nutricional. Estudos evidenciam que o marketing de alimentos voltado ao público infantil é um dos principais meios de persuasão que leva ao consumo de gorduras, açúcares e sódio. O objetivo desse trabalho foi analisar a forma com que as propagandas interferem no desenvolvimento dos hábitos alimentares das crianças. A metodologia utilizada foi uma pesquisa no banco de dados da Scielo e MedLine. Em estudos realizados sobre o padrão de programação da mídia televisiva, evidenciou-se inadequação dos anúncios de alimentos direcionados às crianças, os quais têm infringido a legislação vigente o que tem refletido na saúde da criança a longo prazo. Conclui-se, portanto, que a publicidade de gêneros alimentícios destinados ao público infantil tem se mostrado nociva ao desenvolvimento da criança e está relacionada à obesidade infantil.Downloads
Publicado
2016-06-01
Edição
Seção
RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente