Avaliação do uso de bebidas alcoólicas entre acadêmicos de medicina em instituições brasileiras Evaluation of the use of alcohol among medical students in Brazilian institutions

Autores

  • Ana Carolina Matias Ferreira
  • Ana Caroline Ferreira Dutra
  • Itary Carvalho Silva Leite
  • Keniel Santana Rossi
  • Lorenna da Silva Braz
  • Marcos Vinícius de Paula Sousa
  • Cristine Araújo Póvoa

Resumo

O presente resumo expandido aborda o uso de álcool entre acadêmicos de medicina no Brasil em razão da contradição de que são esses estudantes que futuramente estarão envolvidos com a promoção e a prevenção de saúde de toda a população. Portanto, os objetivos desse estudo são: conhecer o padrão e a prevalência do consumo de álcool entre estudantes de medicina das universidades brasileiras, caracterizar o perfil dos estudantes que consomem álcool e a mudança de seus hábitos ao longo do curso, identificar as situações que propiciam o uso dessa bebida, e avaliar as consequências negativas geradas por esse hábito etílico. Para isso, utilizou-se nove artigos que realizaram estudos transversais populacionais quantitativos por meio da aplicação de questionários auto-preenchíveis como o Audit e o CAGE. A amostra total pesquisou 6.390 acadêmicos. As bases de dados utilizadas foram SciELO, LILACS e Google Acadêmico.  Constatou-se que mais de 60% dos estudantes de medicina fazem uso excessivo de álcool e os dados encontrados não apontam diferenças significativas entre os sexos. Uso de álcool torna-se cada vez mais abusivo com os passar dos anos. As possíveis justificativas para esse aumento no decorrer do curso são: aumento das responsabilidades, carga horária excessiva, maior contato com sofrimento e a privação do convívio familiar e do lazer. Todo esse abuso culmina em consequências indesejáveis que são elencadas neste resumo. Como forma de tentar resolver, sugere-se como possíveis soluções: a realização de palestras e orientações, propostas para o estabelecimento de metas para abstinência ou adequação dos padrões de beber.

Publicado

2016-01-29

Edição

Seção

RESUMOS - Neurociências