ANÁLISE DOS MÉTODOS DE SECAGEM DE AMÊNDOAS DE CUPUAÇU (Theobroma Grandiflorum) EM DIFERENTES RECIPIENTES NA AMAZÔNIA ORIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7726Resumo
O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma fruta tropical de grande relevância na Amazônia, especialmente por suas amêndoas, são conhecidas principalmente por suas propriedades nutritivas e cosméticas. No entanto, as amêndoas de cupuaçu passam por diversas etapas antes de serem armazenadas, sendo a secagem a etapa mais crucial. O processo de secagem das amêndoas é uma etapa fundamental para garantir a sua conservação e qualidade final. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar os métodos de secagem de amêndoas de cupuaçú, bem como, avaliar suas eficiências em recipientes com formatos variados, (cúbico, retangular e cilíndrico), utilizando duas técnicas: Estufa e Air Fryer. Levando em consideração parâmetros como a curva de secagem e a perda de umidade, identificando o método mais eficiente em termos de redução de umidade e preservação da qualidade final. Os resultados demonstraram que o método de secagem na Air Fryer proporcionou uma secagem mais rápida, enquanto o formato do recipiente influenciou diretamente na eficiência do processo, sendo os recipientes com maior área superficial mais eficazes. Conclui-se que a escolha adequada do método de secagem e do recipiente é crucial para otimizar o processamento das amêndoas, promovendo a conservação e agregando valor ao produto final.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.