APLICAÇÕES FOLIARES DE ZINCO, COBRE E MANGANÊS EM DIFERENTES COMBINAÇÕES DE DOSES E ESTÁDIOS NA CULTURA DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7697Resumo
A nutrição de plantas é um dos aspectos de grande influência no desempenho de uma lavoura de milho (Zea mays), e o fornecimento adequado de alguns micronutrientes essenciais se mostra como uma ferramenta aliada para alcançar altos níveis de produtividade. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar respostas de plantas de milho submetidas a aplicações foliares de Zinco (Zn), Cobre (Cu), e Manganês (Mn), em diferentes doses e distribuídas em diferentes combinações de estádios fenológicos da cultura. O experimento foi conduzido no campo experimental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) campus Toledo, em Latossolo Vermelho distroférrico típico, com delineamento de blocos ao acaso, contendo 12 tratamentos com base em doses de Cu, Zn e Mn aplicados em combinações de estádios de desenvolvimento da cultura, sendo 5 repetições, totalizando 60 parcelas. Foram realizadas avaliações de índice SPAD, altura de planta, diâmetro de colmo, rendimento, massa de mil grãos, número de fileiras por espiga e número de grãos por fileira, onde os dados foram tabelados e submetidos a uma análise de variância ao nível de 5% de significância e, quando observado diferença entre os tratamentos, foram submetidos ao teste de Tukey. Foi encontrado diferenças significativas na avaliação de índice SPAD, sendo que o tratamento testemunha, sem nenhuma aplicação de Cu, Zn e Mn se mostrou significativamente menor do que o tratamento 6, que obteve o maior valor, que foi submetido à aplicações de 3,6 g ha-1 de Cu, 100 g ha-1 de Mn e 66,7 g ha-1 de Zn nos estádios V4, V8 e VT. Nas condições deste experimento, não foram observadas diferenças significativas para os valores de altura de planta (AP), diâmetro de colmo (DC), rendimento (REN), massa de mil grãos (MMG), número de fileiras por espiga (NFE) e número de grãos por fileira (NGF).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.