EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO EM 1ª E 2ª SAFRA NO TRIÂNGULO MINEIRO EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7273Resumo
O milho (Zea mays L.) é um dos cereais mais produzidos do mundo, o Brasil é um dos mais importantes produtores. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento de modo a avaliar a produção de milho durante o período histórico de 20 anos em oito principais municípios da região do Triângulo Mineiro no Estado de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada com base no modelo qualitativa-descritiva de base exploratória a partir de dados secundários através da plataforma SIDRA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o censo agropecuário de 2022 no período histórico de 2003 a 2022, mensurando a evolução de milho na região do estudo. 5 Municípios apresentaram variação percentual negativa para a quantidade de milho produzida em 1ª safra. A produção de milho produzida em 2ª safra aumentou expressivamente em 2022, tendo destaque para o município de Capinópolis que apesar de apresentar a menor variação percentual (-121,82) da quantidade produzida em primeira safra para 2022 (1.950 toneladas) ao comparar a quantidade produzida de 2003 (6.000 toneladas), resultou em uma quantidade produzida de 98.001 toneladas em 2022 na segunda safra, isso se deve a expansão da cultura da soja na região, aumentando a sucessão de culturas (com milho); o município de Araguari ganha destaque por apresentar a maior variação percentual (135,29) para o rendimento médio da produção de 2022 em comparação a 2003. De maneira oposta, a produtividade de milho apresentou variação percentual positiva para todos os municípios estudados. Foi possível concluir, portanto, que a produção de milho em 2ª safra foi positiva nos dados de 2022 em comparação ao ano de 2003, essa informação enfatiza que o aumento do investimento tecnológico em consonância com a expansão e difusão do conhecimento para melhor exploração do milho na região para fins de produção de grãos, etanol e ração animal impulsionaram a produção ao longo dos anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.