ENDOMARKETING E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: CASO APLICADO A UM CARTÓRIO EM GOIÃS
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.7244Resumo
Uma vez que endomarketing refere-se ao cliente interno e possibilita à gestão das empresas e trabalho em equipe junto ao corpo de colaboradores na instituição, essa pesquisa teve os seguintes objetivos: definir endomarketing e os tipos de ferramentas utilizadas para melhorar o desempenho organizacional; identificar as opiniões e as percepções dos colaboradores de um Cartório. Pretendeu responder à seguinte questão problema: Como o endomarketing pode resolver questões de produtividade como gargalos, e falhas internas na comunicação? A metodologia de pesquisa adotada foi uma pesquisa bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa. Por fim, a expectativa da pesquisa contou em fazer uma análise aprofundada do tema e buscar as melhores práticas para o estudo, conhecimento e estratégias de planejamento e implementação de um programa que reconheça pontos forte e fracos a partir da técnica endomarketing, ou seja, reconhecer e valorar a cultura organizacional existente ou criar novas formas de gestão mediante indicadores, trajetórias e opiniões.
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