AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FUNGICIDAS, PROTETORES E INDUTORES DE RESISTÊNCIA NO MANEJO FITOSSANITÁRIO PARA O CONTROLE DE SEPTORIA GLYCINES E CERCOSPORA KIKUCHII NA CULTURA DA SOJA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.7220Resumo
A produtividade da soja pode ser afetada por diversos fatores, um destes fatores são as doenças como a Septoriose e a Cercosporiose que podem reduzir drasticamente a produtividade da soja. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de controle das associações de diferentes fungicidas, com produtos protetores e indutores de resistência no manejo de Septoria glycines e Cercospora kikuchii que podem afetar os componentes de produção na cultura da soja. O experimento foi conduzido sob o delineamento experimental de blocos casualizados (DBC), em Perobal – PR, sendo 6 tratamentos relacionados a associação de diferentes fungicidas com protetores e indutores de resistência, aplicados na cultura da soja com 5 repetições. A primeira aplicação dos tratamentos foi realizada no estádio V5, a segunda aplicação foi após 15 dias da primeira aplicação, a terceira aplicação 15 dias após a segunda aplicação, a quarta e última aplicação foi 15 dias após a terceira aplicação. As avalições foram realizadas 15 dias após a última aplicação, a cultura estava no estádio R6, onde avaliou-se severidade, número de vagens por planta, massa de mil grãos e produtividade. Os tratamentos que obtiveram melhor performance para o controle de Septoriose e cercosporiose, foi o uso da associação dos princípios ativos utilizados no T2 (mancozeb + protioconazole + bixafen + trifloxistrobina) e T6 (difenoconazol + propiconazol + ciproconazol + picoxistrobina + curative). O uso do indutor de resistência curative contendo cobre e níquel (T6), demonstrou ter eficiência no controle de Septoriose e Cercosporiose, podendo ser recomendado para ajudar no controle destas doenças, já o indutor utilizado no (T5) a base de ácido jasmônico e salicílico não se mostrou eficiente.
Termos para indexação: Aplicação, Doenças, Glycine max, Produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.