APLICAÇÃO DA CINESIOTERAPIA NO CONTROLE DOS SINTOMAS DA FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.7181Resumo
A fibromialgia é definida como uma doença reumatológica de causa desconhecida e não associada a processos inflamatórios, que acomete principalmente o público feminino. Estudos evidenciam que o tratamento da fibromialgia está direcionado a cinesioterapia, que consiste em programas de exercícios físicos que sucedem benefícios para os pacientes fibromiálgicos. O objetivo dessa pesquisa é identificar como a prática fisioterapêutica da cinesioterapia é utilizada em pacientes com fibromialgia para controlar os seus sintomas. Trata-se de uma revisão integrativa a partir de artigos selecionados pelas bases de dados LILACS, SciELO e PEDro. Os descritores aplicados foram: “fibromialgia”, “fisioterapia”, “exercício físico” e “cinesioterapia”. O descritor “fibromialgia” foi utilizado como principal para se obter mais proximidades temáticas, fazendo combinações em pares com os demais utilizando o conector booleano ‘AND’. Foram selecionados 4 artigos que atendem as variáveis do estudo. Percebeu-se que alongamentos, caminhada e exercícios de baixo impacto têm sido relevantes no tratamento da fibromialgia, uma vez que esses fatores contribuem na melhora da qualidade de vida. Ainda, é possível observar que a aplicação de exercícios físicos supervisionados possui uma melhor adesão quando comparado aos não-supervisionados, principalmente para aqueles que se encontram em situações psicossociais instáveis, pois grande parte desse público opta pela prática de exercícios físicos regulares e realizados de forma grupal. Sendo assim, a cinesioterapia é indispensável no controle dos sintomas da fibromialgia, pois a prática de exercícios físicos proporciona a melhora da força muscular, flexibilidade e resistência, além de trabalhar a capacidade cognitiva e funcional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.