ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PROCESSO LEGISLATIVO

UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS DAS BASES WEB OF SCIENCE E SCOPUS

Autores

  • Thascianne de Sousa Diniz Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Beatriz Martins Brito Machado Universidade Federal do Tocantins
  • Suzana Gilioli Nunes Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0002-3173-2998

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.7015

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico, do tipo descritivo, conduzido a partir de uma revisão sistemática e análise bibliométrica das publicações relacionadas ao processo legislativo, nas bases de dados Web of Science e Scopus. O objetivo foi identificar os padrões nestas bases e descrever um panorama comparativo das produções científicas sobre processo legislativo. A pesquisa limitou-se às publicações dos últimos cinco anos, que continham em seu título, resumo ou palavras-chave o termo “legislative process”, com posterior análise dos dados por meio do software VOSviewer. Os resultados foram avaliados a partir de quatro variáveis: quantidade de publicações, distribuição das publicações no recorte temporal, coautoria por países e co-ocorrência de palavras-chave, revelando que há um viés ainda inexplorado, considerando o universo das bases de publicação internacional utilizadas, de produção científica que conecte gestão de conhecimento e informação ao processo legislativo.

Biografia do Autor

Thascianne de Sousa Diniz, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2010), é Advogada, com bacharelado na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS (2020),  Mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Pós-graduada em Direito Público - Constitucional, Administrativo e Tributário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Servidora pública, integrante do quadro de pessoal Prefeitura Municipal de Palmas, no cargo de Analista em Saúde - Enfermeira, com ingresso em 24 de dezembro de 2014, atuou de 2014 a 2020 na Estratégia de Saúde da Família, de 2020 a 2022 no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Município de Palmas e atualmente encontra-se cedida à Casa Civil do Governo do Estado do Tocantins, atuando junto à Superintendência para Assuntos Legislativos da Pasta.

Ana Beatriz Martins Brito Machado, Universidade Federal do Tocantins

Advogada. Diretora de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Casa Civil do Estado do Tocantins. Mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Pós-Graduanda em Processo Legislativo pelo Gran Tecnologia e Educação; Pós-graduada em Direito Público - Constitucional, Administrativo e Tributário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Pós-graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Escola Superior da Advocacia Tocantinense, em Parceria com a Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS; Bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS.

Suzana Gilioli Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Pós doutoranda UNAMA, com pesquisa na área de Inovação Territorial/Pública. Pós doutora pela Univ. de Coimbra, com pesquisa sobre Competências Digitais de Professores, pós doutora pela UNESP, com pesquisa ligada à Transparência Pública, doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. Fez especializações em Administração Financeira e Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Administração pela PUC de Goiás (1998) . Atualmente é Diretora de Tecnologias Educacionais da UFT e Coordenadora UAB da UFT. Docente e orientadora nos Mestrado e Doutorado Prof em Modelagem Computacional UFT (Governança Digital). Docente e orientadora dos mestrados em Gestão de Políticas Públicas e Administração Pública/ PROFIAP, além da graduação em Administração. Atua como professora de pós-graduação Lato Sensu na área de Gestão, em especial nas disciplinas de Gestão da Qualidade Total e Gestão do Conhecimento.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Diniz, T. de S., Machado, A. B. M. B., & Nunes, S. G. (2024). ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PROCESSO LEGISLATIVO: UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS DAS BASES WEB OF SCIENCE E SCOPUS. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 11(1), 1–15. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.7015