JUVENTUDE, TRABALHO E ESCOLA NO ESPAÇO RURAL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.7003Resumo
A juventude rural é concebida como uma categoria social específica que se configura diante da diversidade e da heterogeneidade. Nesta direção, este ensaio teórico tem como objetivo discorrer sobre a condição de ser jovem no espaço rural a partir das relações entre o trabalho e o estudo. Foi constituído a partir de uma abordagem qualitativa e produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo autores como Bourdieu (2003), Dayrell (2003), Ferreira e Alves (2009), Margulis e Urresti (1996), Moraes, Pasqualli e Spessatto (2021). Foi elaborado a partir de publicações em livros, periódicos que abordam a temática investigada. Esse manuscrito retrata o dilema dos jovens entre permanecer no meio rural ou migrar para a cidade e, em alguns casos, a pressão pela sucessão familiar no campo. Destaca, também, a condição diferenciada de acesso, permanência e êxito escolar entre os jovens de diferentes gêneros, dada as expectativas postas pelas famílias. A procura por estudos na área urbana e, consequentemente, o abandono do campo, cria a expectativa de melhoria na condição de vida, o que, nem sempre, se materializa, senão pelo avanço nos níveis de escolaridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.