AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE VITAMINA DE BANANA COM CASCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.6827

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de vitamina de banana com casca. As bananas da cultivar Nanica (Musa acuminata Dwarf Cavendish) estavam no 7º estágio de maturação. O leite integral UHT utilizado estava com 3% de gordura. Os tratamentos foram 0%, 10%, 25% e 35% de adição de casca de banana à vitamina de banana. As análises físico-químicas (acidez, pH, densidade, umidade, cinzas e gordura) foram realizadas em triplicata, segundo os métodos de Adolfo Lutz. Para avaliação microbiológica, as análises de coliformes totais (35 ºC) e coliformes termotolerantes (45ºC) foram realizadas pelo método de tubos múltiplos e os resultados expressos em MPN/g. A avaliação sensorial foi aplicada a 50 participantes do painel não treinados, utilizando um teste cego com escala hedônica estruturada de nove pontos. Os dados foram submetidos à ANOVA e ao Teste de Tukey com 5% de significância para verificar as interações entre as médias. A acidez apresentou diferença estatística significativa, com média de 1,59%. O pH médio foi de 6,57 e apresentou diferenças estatísticas entre os tratamentos. Para a densidade, umidade, gordura e cinzas,  as médias foram de 1.543 g / dm3, 84,17%, 1,03% e de 0,83%, respectivamente. As análises microbiológicas foram negativas para coliformes totais e coliformes termotolerantes, indicando que as boas práticas de fabricação foram eficientes. Para avaliação sensorial, o maior índice de aceitação foi para o tratamento de 25% e 54% dos provadores consomem vitamina de banana pelo menos uma vez por mês.Os resultados das análises físico-químicas nos permitem inferir que a vitamina de banana com casca é um alimento de baixo teor de gordura, mostrando assim, que pode ser considerado um alimento de baixo teor calórico. As análises microbiológicas mostraram que a vitamina foi produzida dentro das boas práticas de fabricação, pois os resultados para coliformes foram negativos para todas as amostras. A análise sensorial, nos permitiu verificar que o tratamento com melhor índice de aceitação foi a com 25 % de casca mas, nós indicaremos o tratamento com 35 % de casca, pois não houve diferença estatística entre as formulações em relação à aceitação.


Palavras-chave: aproveitamento de resíduos alimentares; alimentos de baixo custo; controle de qualidade.

Biografia do Autor

MARCIO RAMATIZ LIMA SANTOS, IF GOIANO

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Energia Nuclear na Agricultura (Esalq) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, desde o ano de 1995. Prof. do Programa de Pós-Graduação em Lato sensu em Produção e utilização de Alimentos para Animais de Interesse Zootécnico. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos funcionais, análise sensorial, antioxidantes, aproveitamento de resíduos e amido resistente.

Vanuza Bonifácio Marra da Silva, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Bacharel em Zootecnia pelo IF Goiano Ceres

Rafaela Feliciano de Souza, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Bacharel em Zootecnisa pelo IF Goiano Ceres

Luciano José Pereira, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Técnico em Agropecuária do IF Goiano e Bacharelado em Zootecnia pelo Instituto Federal Goiano Campus Ceres.

Valeria Bonifácia Marra da Silva, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração, Graduação em Bacharelado em Zootecnia e Especialista  em PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS DE INTERESSE ZOOTÉCNICO..
Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

SANTOS, M. R. L., Silva, V. B. M. da, Souza, R. F. de, Pereira, L. J., & Silva, V. B. M. da. (2024). AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE VITAMINA DE BANANA COM CASCA. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 11(1), 1–10. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.6827