ANÁLISE BROMATOLÓGICA DE DIFERENTES CONCENTRADOS PARA BOVINO LEITEIRO COMERCIALIZADAS NO VALE DO SÃO PATRÍCIO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.6825Resumo
A legislação brasileira garante os níveis mínimos de nutrientes em ração animal e estas informações dos rótulos são usadas para tomar uma decisão de compra para aquisição de concentrados para ração bovina. Torna-se necessário que os valores declarados na rotulagem sejam o mais preciso possível. As análises bromatológicas permitem a verificação dos valores nutricionais reais e auxiliam na aquisição do produto que atenda às necessidades do gado leiteiro. O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição centesimal de três concentrados comerciais para bovino leiteiro e compará-los com os valores declarados nos rótulos. Análises físico-químicas foram realizadas para se determinar os teores de fibra em detergente ácido (FDA), fibra em detergente neutro (FDN), Matéria seca (MS), Proteína bruta (PB), Fibra bruta (FB), Matéria mineral (MM) ou cinza, Extrato Etéreo (EE), Cálcio (Ca) e Fósforo (P). Os valores observados (VO) foram comparados com os valores declarados (VD) no rótulo pelo fabricante. De acordo com a legislação em vigor, criou-se o seguinte critério de classificação quanto à adequação de rótulo: em conformidade (C)- rações que apresentaram resultados da análise laboratorial de acordo com os valores declarados no rótulo; em não conformidade (NC)- rações que apresentaram resultados da análise não de acordo com os valores declarados. Os resultados das análises laboratoriais foram comparados com os valores mínimos e máximos permitidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância ANOVA e ao Teste de Tukey ao nível de 5% para verificar a interação entre as médias. As rações para gado leiteiro avaliadas na região do Vale do São Patrício foram consideradas de boa qualidade e se encontravam de acordo com os parâmetros estabelecidos pela legislação. Através das análises laboratoriais, pode-se verificar que não houve diferença estatística significativa entre as amostras A, B e C nos quesitos: umidade, matéria seca, proteína bruta, cálcio, fósforo, extrato etéreo e matéria mineral. Entretanto, Observou-se que a consonância entre os teores declarados em rótulos e os valores obtidos através das análises bromatológicas, diferiram em alguns componentes dos concentrados comerciais estudados, como umidade, fibra bruta e fibra em detergente ácido.
Palavras-chave: composição, bovinos de leite, nutrição, nutrientes, rotulagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.