AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE SISTEMA DE ORDENHADEIRA MECÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6822Resumo
O leite é um dos principais produtos alimentícios consumidos pelos brasileiros, apresenta alto valor nutritivo, o que facilita a proliferação de microrganismos que causam a mastite e diminuem a qualidade do leite. As boas práticas de ordenha são procedimentos para produzir leite com alta qualidade higiênica, diminuindo os riscos de contaminação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o manejo de higienização e a qualidade microbiológica (Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes e contagem de colônias) da ordenhadeira mecânica do setor de Bovinocultura do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Utilizou-se swabs esterilizados para coleta de amostras nos conjuntos de quatro teteiras e no tanque de equilíbrio antes e depois da ordenha, tanto nos turnos matutinos quanto vespertinos. As coletas foram realizadas quinzenalmente no período de Agosto de 2018 a Junho de 2019. As amostras foram nomeadas de T1, T2, T3, T4, T5 e levadas para o laboratório de Microbiologia para realização das análises. Todas as amostras apresentaram contaminação com coliformes totais, sendo o ponto T5 com maior contaminação (258,9 NMP/g). Todas as amostras apresentaram resultado negativo (<3,0 NMP/g) para o grupo de coliformes termotolerantes. Em relação à contagem de colônias, observou-se diferenças significativas com redução de até 76% nas contagens, nos anos de 2018 (136,67 UFC/mL; 118,67 UFC/mL) e 2019 (195,13 UFC/mL; 46 UFC/mL) respectivamente antes e depois do processo de higienização. Não existe legislação para coliformes totais em ordenhadeiras, mas os valores encontrados são similares aos descritos na literatura (< 3,0 a 1.100 NMP/g). Em relação a contagem de colônias não existe um padrão para ordenhadeiras e sim para leite in natura (3,0 x 105 UFC/mL), diante disso, todas as amostras atenderam a legislação brasileira. O sistema de limpeza da ordenhadeira do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres apresentou muitas inconformidades, necessitando de maior acompanhamento em relação ao processo de higienização e treinamento dos operadores que realizam a ordenha dos animais. É de suma importância que todos os envolvidos na cadeia produtiva do leite se conscientizem e incorporem na rotina as boas práticas de ordenha, visando alcançar o padrão máximo de qualidade do leite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.