AVALIAÇÃO DO TEOR DE ÁGUA EM MESOCARPO DOS FRUTOS DE DENDEZEIRO CULTIVADOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6821Resumo
O óleo de palma, é um produto extraído do dendezeiro, difundidos e utilizados em diversos seguimentos da indústria alimentícia e cosmetológica nacional e internacional. Este trabalho objetivou avaliar o teor de água expresso em base úmida (U%) em mesocarpo da variedade Deli x Ghana de frutos do dendezeiro (Elaeis guineensis) cultivados no município de Tomé-Açu/PA, o experimento foi realizado no laboratório de Engenharia Rural da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, pelo método direto de análise padrão da estufa. Os resultados encontrados foram submetidos ao desvio padrão, a análise de variância e ao coeficiente de correlação de Pearson. Houve uma diferenciação significativa entre a metodologia adotada e os resultados obtidos no estudo. Posto isso, quando comparados a outros estudos desenvolvidos na região de São Paulo não foi possível encontrar uma correlação significativa para o teor de água no dendê colhido na região Amazônica. Algumas possibilidades podem ter interferido no teor de água do dendê, como armazenamento, logística de transporte e condições edafoclimáticas da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.