INSECT INCIDENCE AND AGRONOMIC PERFORMANCE OF COMMON BEAN GENOTYPES IN THREE GROWING SEASONS UNDER ORGANIC SYSTEM
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6805Resumo
O objetivo deste trabalho foi observar o desempenho de genótipos crioulos de feijão e os fatores fitossanitários limitantes em três épocas de cultivo sob sistema de cultivo orgânico. Foram realizados três ensaios, com plantios em outubro de 2017, janeiro de 2018 e maio de 2018. Foi utilizado um delineamento experimental de blocos ao acaso, composto por 4 repetições e 10 tratamentos (comercial: BRS Esplendor (preto) e BRS Estilo (carioca) e o crioulos: Amarelinho, Bolinha Vermelho, Cavalo Bolinha, Mouro, Paquinho, Palhacinho, Preto Jacaré e Roxão). Foram quantificados o número de plantas danificadas por crisomelídeos, incidência de ninfas de mosca-branca, incidência do vírus do mosaico dourado (BGMV), tripes e heterópteros. Além disso, a massa e a qualidade dos grãos (rendimento, grãos normais, grãos manchados e grãos chochos) foram avaliados. A maior incidência de heterópteros ocorreu na primeira época de cultivo. Enquanto o BGMV foi observado apenas na segunda época. As plantas cultivadas na terceira época de semeadura tiveram maior rendimento e menor incidência de insetos. A incidência de insetos variou entre os genótipos em todas as datas de semeadura, com pouca diferença entre os crioulos e os materiais comerciais. A ocorrência de BGMV na segunda safra impediu a produção de feijão em todos os genótipos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.