DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁGUA DE PIPER NIGRUM L. CULTIVADO NA AMAZÔNIA ORIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6761Resumo
A pimenta-do-reino é uma importante cultura agrícola no Brasil e em outros países em desenvolvimento. A secagem adequada da pimenta é crucial para garantir a qualidade e segurança do produto. O objetivo do experimento foi definir o teor de água no grão da pimenta do reino (Piper nigrum L.) cultivado na região Amazônica brasileira, variedade Bragantina, utilizando o método padrão da estufa. Os resultados do experimento indicaram que a variedade Bragantina de pimenta-do-reino apresentou teores de água dentro dos padrões estabelecidos pela normativa nº 10 de maio de 2006, com amostras similares entre si e sem variações significativas após a secagem. A exceção foi a décima terceira amostra, que apresentou uma média menor de teor de água, possivelmente devido a diferenças na colheita ou processamento. Conclui-se que a qualidade da variedade Bragantina é estável e atende às exigências da normativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.