ADUBAÇÃO NITROGENADA NO MILHO COM DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6738Resumo
O nitrogênio é um dos nutrientes mais necessários em maior quantidade pela cultura do milho, o sistema de cobertura que o antecede deve ser pensado de forma a evitar perdas, além de possuir a capacidade de fornecer nitrogênio externo ao sistema. O objetivo deste trabalho é analisar qual fonte de N proporciona maior produtividade com a adubação nitrogenada na cultura do milho em segunda safra, quanto as suas fontes e possibilidades para reduzir a perda do N. O experimento foi realizado na fazenda Santana, Vianópolis, GO. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso, com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram assim divididos: T1 – testemunha, sem utilização de adubação; T2 – 267 kg ha-1 de ureia granulada e 100 kg ha-1 de KCl; T3 – 267 kg ha-1 de ureia granulada protegida e 100 kg ha-1 de KCl; T4 – 445 kg ha-1 de nitrato de amônio e 100 kg ha-1 de KCl. Foram utilizados como parâmetros de avaliações a altura da planta, o diâmetro de colmo e a produtividade. Os resultados foram submetidos à análise de variância, e quando ocorreram diferenças significativas, identificadas pelo teste F (P<0,05), se aplicou o teste de médias de Tukey. Não há efeito na produtividade do milho devido a proteção da ureia, desde que não ocorra restrições hídricas para a cultura do milho na safrinha. O nitrato de amônio não apresenta desempenho superior a ureia, desde que não ocorra restrição hídrica para o milho safrinha. A adubação nitrogenada é imprescindível para a produtividade do milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.