COLHEITA MECANIZADA DE SOJA EM FUNÇÃO DA PLATAFORMA DE CORTE EM ÁREA COM E SEM DESSECAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i1.6423Resumo
A colheita da soja é uma das etapas de maior importância durante o ciclo de produção, prática que influencia diretamente no rendimento final da lavoura, numa operação que é realizada em máquinas onde se dispõe de avançada tecnologia. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as perdas de grãos na colheita mecanizada de soja em área com e sem dessecação, e colhedoras com plataformas de corte convencional e “draper”. O experimento foi realizado no município de Uirapuru - GO, em delineamento inteiramente casualisado, esquema fatorial 2x2, sendo duas colhedoras com diferentes tipos de plataforma de corte (convencional e “draper”) e dois tratamentos da área (dessecada e não dessecada) com 10 repetições por tratamento. Foram mensuradas as perdas na plataforma de corte, perdas internas, perdas totais da colhedora, velocidade da colhedora, umidade dos grãos e consumo de combustível da máquina. Obteve-se perdas médias na plataforma, internas e totais de colheita de 13,09 kg ha-1, 5,30 kg ha-1 e 18,38 kg ha-1, respectivamente. A operação de colheita em área dessecada permitiu um menor consumo de combustível, possibilitando manter a operação de colheita em velocidade mais uniforme, além de propiciar menores perdas internas na colhedora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.