DESCARTE DE MEDICAMENTOS: UM ESTUDO ACERCA DO DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA ESCOLA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6353Resumo
Os medicamentos são produtos farmacêuticos tecnicamente obtidos ou elaborados com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos. Após expirar o prazo de validade os medicamentos devem ser inutilizados e descartados de maneira correta para evitar problemas relacionados a intoxicações, uso indevido ou sem indicação, falta de efetividade, reações adversas e poluição do meio ambiente. A ANVISA, desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, vem discutindo e avaliando a forma de implantação da logística reversa na cadeia produtiva de medicamentos. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de levantar dados acerca do descarte de resíduos químicos, separados por formas farmacêuticas, da Farmácia Escola da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica). Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada por meio da contagem de medicamentos coletados na Farmácia Escola da Universidade Evangélica de Goiás. O trabalho foi realizado entre os meses de agosto e setembro de 2021. Como resultados, observou-se que grande parte da população não possui conhecimento em relação aos procedimentos e conduta adequada para o descarte de tais produtos e quanto ao impacto que o descarte inadequado pode gerar ao meio ambiente e ao ser humano. Apesar de uma pequena parte da população demonstrarem conhecimento em relação às consequências do descarte indevido, ainda há pouca informação disseminada acerca da temática por parte dos órgãos competentes de fiscalização em relação ao descarte. Portanto, conclui-se que apesar das regulamentações existentes sobre o descarte de medicamentos no Brasil é possível observar que o assunto ainda não é tratado de maneira efetiva, o que contribui para que o ser humano torne esses medicamentos cada vez mais disponíveis no meio ambiente e, consequentemente, causando impactos ambientais e na saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.