Influência da lavagem e higienização na contaminação por coliformes totais em coentros vendidos em supermercados
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i1.6269Resumo
As hortaliças já possuem presumivelmente contaminação natural, portanto deve-se levar em consideração a importância de controlar e/ou sanar a proliferação dos microrganismos por meio de ações preventivas como a higienização correta desses insumos. O Ceoriandrum sanywn L. popularmente conhecida como coentro possui grande importância nutricional, seus frutos quando secos são utilizados além da cozinha também na indústria farmacêutica. Os coliformes totais estão presentes no trato gastrointestinal humano, a proliferação desses pode ser responsável por uma variedade de infecções, ademais a presença destes em alimentos pode ser indicativa de baixa qualidade higiênico-sanitário, além de falta de higienização e/ou práticas de sanitização inadequadas. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar a influência da lavagem e higienização na contaminação por coliformes totais em coentros vendidos em supermercados. Para avaliação foram coletadas 3 amostras de coentro em 3 supermercados situados no município de Mossoró/RN. A análise de coliformes totais foi realizada utilizando o método de determinação do número mais provável (NMP), consumada a partir da aplicação da técnica de tubos múltiplos. Foi constatada a presença de coliformes totais em todas as amostras de coentro não higienizados e lavados, não foi detectado presença de coliformes totais nas amostras higienizadas com sanitizante de acordo com as recomendações. Desse modo, o processo de higienização seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde é eficaz no processo de remoção de coliformes totais em folhas de coentro.
Palavras-chave: Hortaliças; Sanitização; Microrganismos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.