RECORRÊNCIA DE ERROS DE PRESCRIÇÕES MÉDICAS EM HOSPITAIS E UNIDADES DE SAÚDE BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6131Resumo
A prescrição médica é definida como a prescrição de medicamento (s), escrito em língua portuguesa, contendo orientações detalhadas referente ao uso, e suas variáveis, efetuada por um profissional legalmente habilitado, constituindo-se na conclusão dos procedimentos de um ato médico. Dentro dos padrões de qualidade e cumprindo leis, normas e diretrizes determinadas pela órgãos regulamentadores, a prescrição médica é preponderante na prevenção e tratamento de doenças. Entretanto, alguns fatores específicos podem comprometer a interpretação e compreensão, apresentando impasses neste processo. A incidência de erros e ausência de elementos essenciais podem ocasionar atrasos nos processos hospitalares, dificuldade de entendimento, falhas na compreensão e suposições errôneas, resultando em prejuízos a saúde ou em piores circunstâncias, impactos fatais. A recorrência de erros de prescrição médica é frequente nas instituições hospitalares brasileiras, e coloca em risco a segurança e vida do paciente. Deste modo, estudos que presumam e evidenciem uma quantificação de dados em relação aos erros de prescrições analisada estatisticamente, constitui-se uma etapa importante para posterior investigação das causas levantadas, conhecimento dos fatores associados e propostas de mitigações das falhas identificadas. De acordo com as obras científicas selecionadas e dados levantados durante o estudo bibliográfico, depreende-se que há poucos trabalhos científicos direcionados a identificação, análises e estimativa de recorrência a nível nacional, o qual sinaliza um quadro desfavorável para melhor compreensão da temática e proposta de avanços e tratativas diante da problemática apresentada. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo identificar, diante das literaturas analisadas, a recorrência de erros em prescrições médicas de instituições de saúdes brasileiras, considerando as variáveis contidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.