A PRESENÇA MASCULINA EM CURSOS DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i1.p4-19

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a presença masculina em cursos de Pedagogia em uma perspectiva teórica. A pesquisa teve por objetivos específicos, o aprofundamento bibliográfico do tema, a constatação dos resultados analisados frente à realidade do curso de formação de pedagogos da referida unidade de ensino. O problema a ser investigado é se as fontes bibliográficas consultadas apontam para possíveis causas históricas de tal condição. O estudo se justifica pelo fato de que sendo do sexo masculino optei por este curso e constatando a ausência masculina neste me interessei por investigar a temática em minha própria condição. As hipóteses básicas foram que o problema tem raízes históricas, sociais ou mesmo familiares, dentre outras variantes. A metodologia empregada é a de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico utilizando como técnica o estudo de caso. Os autores utilizados para tal fundamentação foram André (2002), Cardoso (2004), Carvalho (2010), Chamon (1996), Faria Filho (2005), Rabelo (2010). A metodologia empregada é a de um estudo exploratório de caráter bibliográfico. Esta pesquisa ainda analisou as dimensões gênero, trabalho e educação focando-se especificamente na dimensão: educação e trabalho. Acredita-se que com esse estudo pode-se aprofundar de forma cientifica a presença de homens na educação infantil e as razões da escassez desta.

Biografia do Autor

Gilson Xavier de Azevedo, UEG/ FAQUI

Pós-doutorado em andamento (Lusófona/Lisboa/PT). Doutor em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2017-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2012-2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofo Clínico (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Antropologia pela FAJOP (2017), Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Coordenador do NAED (Núcleo de Apoio à Educação à distância pela FAQUI (2017); Docente Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis (Concurso 2013); Docente convidado de Pós-graduação pela UEG, Câmpus Mineiros, GO; Docente convidado e ex-preceptor do curso de Pedagogia pela UNIUBE; Ex-coordenador do curso de Pedagogia da UEG (2010-2011). Articulista. Ex-vereador suplente eleito por Quirinópolis (2012-2016). Avaliador de cursos do Guia do Estudante; Editor das Revistas REEDUC-UEG, ANAIS SIMPED UEG, RECIFAQUI. Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilson.azevedo@ueg.br.

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Publicado

2018-02-26

Como Citar

Azevedo, G. X. de. (2018). A PRESENÇA MASCULINA EM CURSOS DE PEDAGOGIA. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 5(1), 4–19. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i1.p4-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Saúde e Sociedade: diálogos interdisciplinares