Caracterização Agronômica E Fenológica De Genótipos De Arroz Irrigado Para Determinação De Mistura Varietal
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2018v5i2.p52-61Resumo
Este trabalho objetivou identificar genótipos semelhantes quanto à características agronômicas e fenológicas para a formação de uma mistura varietal. O experimento foi realizado no campus de Gurupi, Universidade Federal do Tocantins. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) com três repetições. Os tratamentos consistiram de 37 genótipos de arroz irrigado. As características avaliadas foram germinação, floração, altura da planta, peso das panículas, comprimento das panículas, peso de 100 grãos, forma do grão, classe do grão, presença da arista e cor das glumelas. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias avaliadas pelo teste de agrupamento de Scott-Knott, ao nível de 5 % de probabilidade e análise multivariada. Evidenciou-se diferença significativa para a maioria das características estudadas, indicando variabilidade entre os genótipos. O genótipo Irri 344 chegou a floração aos 74 dias após o plantio, seguido dos cultivares Javaé e Irga 417 com 79 dias. O genótipo Eloni e o Mutante Multiespigueta da Embrapa foram os que apresentaram o ciclo mais tardio. Os genótipos com maior altura foram: Tetep com 131,3 cm e o Basmati com 128,3 cm. Para a classe do grão a maioria dos genótipos foi classificada como longo fino. Na análise multivariada houve a formação de 7 grupos. A floração foi à característica que mais influenciou na determinação dos grupos, exceto para o grupo 1 composto pelos genótipos Tetep e Basmati, que se distanciaram também em relação à altura. Os genótipos CNAI 5287, CNAI 9930 e Irri 344 não foram incluídos em nenhuma dos grupos, sendo a característica classe de grãos que determinou a maior dissimilaridade em relação aos demais grupos.
Palavras-chave: Oryza sativa, descritores morfológicos, brusone, mistura de cultivares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.