Práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: Concepções e práticas de professores no ensino de Ciências

Autores

  • Karen Martins Limberger Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Valderez Marina do Rosário Lima Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Renata Medina Silva Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p48-61

Resumo

O estudo foi desenvolvido com a finalidade de investigar a prática pedagógica de professores de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA). De abordagem qualitativa, utilizou-se para a obtenção de dados, entrevistas gravadas semiestruturadas que, posteriormente, foram analisadas através da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o planejamento dos professores é por meio do livro didático do ensino regular e centra-se em conteúdos conceituais. Os professores utilizam várias estratégias de ensino, como filmes, visitas a museus, experimentos e trabalhos em grupo, mas predominam as aulas expositivas...

Palavras-Chave: Prática Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Karen Martins Limberger, Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Valderez Marina do Rosário Lima, Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela PUC. Docente da PUC/RS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e Supervisora Acadêmico-Pedagógica da Pró- Reitoria de Graduação da PUCRS.

Renata Medina Silva, Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Microbiologia pela USP. Professora da Faculdade de Biociências da PUCRS. Coordenadora do departamento de Biodiversidade e Ecologia da PUCRS.

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

LIMBERGER, Karen Martins; LIMA, Valderez Marina do Rosário; SILVA, Renata Medina. Práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: Concepções e práticas de professores no ensino de Ciências. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 48–61, 2014. DOI: 10.21664/2238-8869.2014v3i3.p48-61. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/906. Acesso em: 20 abr. 2024.