O Discurso da Maternidade em Celebrity Mommy Blogs

Autores

  • Marta Cardoso de Andrade CICS. NOVA, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Universidade Salvador (UNIFACS), Brasil; Universidade Católica do Salvador (UCSal), Brasil; Faculdade Ruy Barbosa, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p111-127

Resumo

Este artigo visa entender como se processa a construção do ethos dicursivo, via léxico e argumentos, da maternidade em celebrity mommy blogs. Foi utilizado como aporte teórico pressupostos dos estudos das Celebridades, Media e Infância, e da Análise do Discurso de linha francesa. Utilizou-se a Análise de Conteúdo para analisar os temas que ocorrem nessas plataformas, que foram selecionados até três textos sobre o tema da conciliação trabalho-família, no qual aplicamos a metodologia principal do artigo - Análise do Discurso. Destacam-se neste trabalho: diferenças discursivas entre blogues de celebridades e os de mães com popularidade na Internet; o ethos das mães construidos nos blogues; e como os filhos auxiliam a construção desse tipo de discurso.

Biografia do Autor

Marta Cardoso de Andrade, CICS. NOVA, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Universidade Salvador (UNIFACS), Brasil; Universidade Católica do Salvador (UCSal), Brasil; Faculdade Ruy Barbosa, Brasil.

CICS. NOVA, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Universidade Salvador (UNIFACS), Brasil; Universidade Católica do Salvador (UCSal), Brasil; Faculdade Ruy Barbosa, Brasil.

Referências

Abidin C 2015. Micromicrocelebrity: branding babies on the internet. M/C Journal, 18(5):1-13.
Aristóteles 1998. Retórica, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, Lisboa. Original: V a.C.
Baccega MA 1988. Comunicação e linguagem: discurso e ciência. Moderna, São Paulo.
Benveniste É 1995. Problemas de Linguística Geral I, Pontes, Campinas, SP.
Benveniste É 1989. Problemas de Linguística Geral II, Pontes, Campinas, SP.
Blum-Ross A & Livingstone S. in press. Sharenting: parent blogging and the boundaries of the digital self. Popular Communication.
Dyer R 2005. Heavenly Bodies: film stars and society, Routledge, Londres, 212 pp.
Evans J & Hesmondhalgh D (Eds.) 2005. Understanding Media: Inside Celebrity. Open University Press, Berkshire, 191 pp.
Fiorin JL 2002. As Astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. Ática, São Paulo.
Jorge A & Marôpo L 2017. Born to be famous? Children of celebrities and their rights in the media. In: J. O’Connor, & J. Mercer (Ed.), Childhood & Celebrity, Routledge, London, p. 28-40.
Kerbrat-Orecchioni C 1993. La enunciación: de la subjetividade en el language. 2.ed. Edicial, Buenos Aires.
Koch IGV 2000. Argumentação e linguagem. 6.ed. Cortez, São Paulo.
Lopez LK 2009. The radical act of 'mommy blogging': redefining motherhood through the blogosphere. New Media & Society, 11(5):729-747.
Maingueneau D & Charaudeau P 2004. Dicionário de análise do discurso. Contexto, São Paulo.
McNamara K 2009. Publicising private lives: celebrities, image control and the reconfiguration of public space. Social & Cultural Geography, 10(1):9–23.
Orlandi EP 2002. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 4.ed. Pontes, Campinas, SP.
Rojek C 2001. Celebrity. Reaktion Books, Londres.
Santana Neto JA 2005. Processos argumentativos: estudo retórico de textos didáticos. Quarteto, Salvador.
Senft TM 2013. Microcelebrity and the Branded Self. In J Hartley, J Burgess & A Bruns (Eds.). A Companion to New Media Dynamics, Wiley-Blackwell, Chichester, p. 346–354.
Turner G 2004, Understanding Celebrity. Londres, Sage, 174 pp.
Turner G, Bonner F, Marshall PD 2000. Fame Games: the production of celebrity in Australia. Cambridge University Press, Australia.
Ducrot O 1987. O dizer e o dito, Pontes,Campinas, SP.
Gamson J 1994. Claims to Fame: celebrity in contemporary America, University of California Press, Berkeley, LA; Londres.
Breton P 1999. A argumentação na comunicação, Editora da Universidade de Santa Catarina Bauru, SP.
Mussalim F 2001. Análise do Discurso. In F Mussalim & AC Bentes (Orgs.). Introdução à linguística: domínio e fronteira. vol. 2. Cortez, São Paulo, p. 101-142.
Maingueneau D 2002. Análise de textos de comunicação. 2.ed. Cortez, São Paulo.
Alberoni F 2006. The “powerless elite”: theory and sociological research on the phenomenon of the stars. In PD Marshall (Ed.) The Celebrity Culture Reader, Routledge Nova Iorque, Londres, p. 108‐123. Orig.: 1962.
Marwick AE & Boyd D 2010. I tweet honestly, I tweet passionately: Twitter users, context collapse, and the imagined audience. New Media & Society, 13(1):114-133.
Marôpo L & Jorge A 2014. At the heart of celebrity: celebrities’ children and their rights in the media. Communication & Society, 27(4):17-34.
Mortensen M & Jerslev A 2014. Taking the extra out of the extraordinary: Paparazzi photography as an online celebrity news genre. International Journal of Cultural Studies, 17(6):619-636.
Borda J 2015. Cultivating Community Within the Commercial Marketplace: Blurred Boundaries in the ‘Mommy’ Blogosphere. In AT Demo, JL Borda, CH Krolokke (Eds.). The Motherhood Business: consumption, communication, and privilege, University of Alabama Press, Tuscaloosa, p. 121-150.
Jerslev A 2016. In The Time of the Microcelebrity: Celebrification and the YouTuber Zoella. International Journal of Communication, 10(19):5233–5251.
Steinberg S 2017. Sharenting: Children's Privacy in the Age of Social Media. Emory Law Journal; University of Florida Levin College of Law Research Paper no. 16-41.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Andrade, Marta Cardoso de. 2017. “O Discurso Da Maternidade Em Celebrity Mommy Blogs”. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science 6 (4):111-27. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p111-127.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigação Qualitativa: Permeabilidade entre as Ciências Sociais e Humanas