A Força dos Varadouros na Amazônia: o caso da comissão de obras federais do território do Acre e as estradas de rodagem (1907-1910)

Autores

  • André Vasques Vital Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i1.p22-44

Resumo

O artigo analisa a atuação da Comissão de Obras Federais do Território do Acre e as oposições locais à construção de estradas de rodagem na região. Após a anexação do Acre ao Brasil, pelo Tratado de Petrópolis de 1903, o governo federal elevou a área a condição de território federal, dividindo-a em três e, depois de 1912, quatro unidades administrativas independentes umas das outras: departamentos do Alto Acre, Alto Purus, Alto Juruá e Tarauacá. A Comissão de Obras Federais foi criada em 1907 em resposta a falta de integração física entre os departamentos. A análise das reações das elites seringalistas ao projeto de integração territorial pensado pelo governo federal é primordial nesse artigo, que aponta a força dos rios e dos varadouros nas comunicações como responsáveis pelo fracasso do projeto de rodovias e pelo fim dos trabalhos da Comissão de Obras Federais em 1910.

Biografia do Autor

André Vasques Vital, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Doutorado em História das Ciências, Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil. 

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Publicado

2017-04-28

Como Citar

VITAL, André Vasques. A Força dos Varadouros na Amazônia: o caso da comissão de obras federais do território do Acre e as estradas de rodagem (1907-1910). Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 22–44, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i1.p22-44. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2188. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Territórios e paisagens na América Latina