O Cerrado de Saint-Hilaire: as representações naturalistas de um viajante francês do século XIX

Autores

  • Lorena Borges Silva Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG).
  • Robson Mendonça Pereira Universidade Estadual de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i2.p214-225

Resumo

Este trabalho pretende investigar as diferentes motivações e objetivos que levaram o viajante Saint-Hilaire a investir em um projeto de adentrar o Cerrado, e a partir de suas narrativas e percepções, pretendemos compreender como a natureza do Cerrado foi interpretada e sentida durante o século XIX. Buscaremos enxergar o motivo de tantas assertivas depreciativas ao observarem o meio natural de Goiás.

Biografia do Autor

Lorena Borges Silva, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG).

Discente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG).

Robson Mendonça Pereira, Universidade Estadual de Goiás.

Mestre e doutor em História (Universidade Estadual Paulista/Campus de Franca) e Pós-Doutor em História Social (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em História e Cultura do Cerrado (LAPIHCER/UEG). Bolsista do Programa de Incentivo à Pesquisa e Produção Científica (PROBIP/UEG). 

Referências

Bertran P 2000. História da Terra e do Homem no Planalto Central. Verano, Brasília.
Franco JLA, Dutra e Silva S, Drummond JA, Tavares GG (Orgs) 2012. História ambiental: fronteiras, recursos e conservação da natureza. Garamond, Rio de Janeiro.
Holanda SB 2000. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. Brasiliense/Publifolha, São Paulo.
Kury LB 2013. História natural, utilidade e felicidade no Iluminismo francês. In E Funes, KSR Rios et al (Orgs). Natureza e Cultura: Capítulo de História Social. Expressão Gráfica e Editora, Fortaleza. p. 9-21.
Matos RJC 1979. Chorographia Histórica da Província de Goiaz. SUDECO, Goiânia.
Naxara MRC 2004. Cientificismo e sensibilidade romântica: em busca de um sentido explicativo para o Brasil no século XIX. Editora Universidade de Brasília, Brasília.
Padua JA 2012. As bases teóricas da História ambiental. In JLA Franco, S Dutra e Silva, JA Drummond, GG Tavares (Orgs). História ambiental: fronteiras, recursos e conservação da natureza. Garamond, Rio de Janeiro. p. 17-37.
Saint-Hilaire A 1975. Viagem à Província de Goiás. RR Junqueira (trad.). Edusp, Belo Horizonte – Itaiaia - São Paulo.
Silva CA 2005. Antigos e novos olhares viajantes pelas paisagens do cerrado. In MG Almeida (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade sociocultural. Editora Vieira, Goiânia. p. 21-45.
Worster D 2012. A natureza e a desordem da história. In JLA Franco, S Dutra e Silva, JA Drummond, GG Tavares (Orgs). História ambiental: fronteiras, recursos e conservação da natureza. Garamond, Rio de Janeiro.

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Silva, Lorena Borges, e Robson Mendonça Pereira. 2016. “O Cerrado De Saint-Hilaire: As representações Naturalistas De Um Viajante Francês Do século XIX”. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5 (2):214-25. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i2.p214-225.