Biotecnologia e Sustentabilidade: Potencial de digestão anaeróbia na redução de resíduos, na produção de energia e de biofertizantes

Autores

  • Alfiado Victorino Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
  • Joao Nildo de Souza Vianna Universidade de Brasília - UnB
  • Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti Universidade de Brasília – UnB
  • Maria Tereza Lima Vilarinho Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p68-87

Resumo

Este artigo visa instalar e qualificar uma unidade sustentável: Projeto “Vitrine da Sustentabilidade”, demonstrativa de produção e uso de bioenergia e biofertilizantes. Analisa o desempenho de um reator tubular de PVC de 10 m3 no tratamento de resíduos alimentares do Restaurante da Universidade de Brasília. Analisou-se: taxa de carga orgânica, pH, temperatura, taxa de remoção de sólidos, produção de biogás e sua composição. O reator operou experimentalmente em condições de relativa estabilidade térmica, durante quatro meses em ambiente mesofílico (22-33ºC) com taxa orgânica média de 23,9 kgSV/m3 dia. Apresentou uma taxa de produção média de biogás de 13,8 dm3/kgSVdia, taxa de remoção de sólidos totais (96%) e taxa de remoção de sólidos voláteis (18.7%). O biogás apresentou maior concentração de CO2 e frações de outros gases, sem apresentar concentrações consideráveis de metano. O projeto tem potencial de eficiência e replicabilidade para inovação tecnológica na produção de Biogás e Biofertilizante.

Biografia do Autor

Alfiado Victorino, Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Joao Nildo de Souza Vianna, Universidade de Brasília - UnB

Doutor pela Ecole Nationale Supérieure d'Arts et Métiers – ENSAM, PARIS/França. Docente na Universidade de Brasília - UnB, Brasil. 

Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti, Universidade de Brasília – UnB

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - UnB. Docente na Universidade de Brasília – UnB. Brasil.

Maria Tereza Lima Vilarinho, Universidade de Brasília – UnB

Graduação em andamento em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília – UnB. Brasil.

Publicado

2016-06-28

Como Citar

VICTORINO, Alfiado; VIANNA, Joao Nildo de Souza; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar; VILARINHO, Maria Tereza Lima. Biotecnologia e Sustentabilidade: Potencial de digestão anaeróbia na redução de resíduos, na produção de energia e de biofertizantes. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 68–87, 2016. DOI: 10.21664/2238-8869.2016v5i1.p68-87. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1620. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Biotecnologia e Inovação: Dos laboratórios de Ensino e Pesquisa às Políticas Públicas