O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL

Autores

  • Neire Cristina Carvalho Rodrigues Faculdade Fasipe de Cuiabá
  • Antonio Carlos Victor Amaral
  • Vanessa de Lima Andrade

DOI:

https://doi.org/10.29247/2358-260X.2017v4i2.p41-50

Resumo

O artigo enfoca a questão do ensino jurídico no Brasil, tendo como marco inicial a colonização deste país e a partir daí o incremento que o Direito de fato teve com o passar do tempo. O estudo adequa dessa forma, uma historicidade a respeito desse ensino, sua expansão até a atualidade, e como está atualmente o ensino jurídico no Brasil. O presente artigo será desenvolvido com um conciso histórico do ensino jurídico no Brasil. Após, será apresentado o modelo de ensino dogmático ainda dominante nos dias de hoje e as novas legislações que tentam reverter este quadro. E, por fim, serão apresentados alguns caminhos que podem ser trilhados para se alcançar um ensino que forme profissionais habilitados para garantir a efetividade do Direito na conjuntura social.

 

Palavras chave: Graduação em Direito. Dogmática. Ensino Jurídico.

 

The article focuses on the issue of legal teaching in Brazil, having as an inicial mark the colonization of this country and, from there, the increament that the Law really had over the time. The study thus adapt a historicity about this teaching, its expansion to the present and how the legal teaching is currently in Brazil. This article will be developed with a concise historical history of legal education in Brazil. Afterwards, it will be presented the model of dogmatic teaching still dominant today and the new legislation that tries to reverse this situation. And, finally, some paths will be presented that can be traced to reach an education that will train professionals qualified to guarantee the effectiveness of Law in the social conjuncture. Keywords: Graduation in Law. Dogmatic. Legal Teaching.

Biografia do Autor

Neire Cristina Carvalho Rodrigues, Faculdade Fasipe de Cuiabá

Mestre em Direito Pela Instituição Toledo de Ensino, especialista em  Docência Universitária e em Gestão Estratégica em Educação, e graduada em Direito.

Antonio Carlos Victor Amaral

Doutor em História da Ciência pela PUC/SP, mestre em Administração, mestre em Ciências Contábeis e Atuariais e graduado em Administração e Ciências Contábeis.

Vanessa de Lima Andrade

Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus e

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Carvalho Rodrigues, N. C., Victor Amaral, A. C., & de Lima Andrade, V. (2017). O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 4(2), 41–50. https://doi.org/10.29247/2358-260X.2017v4i2.p41-50