HOME-OFFICE DE MULHERES EMPREENDEDORAS UMA ANÁLISE NO PERÍODO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2022v8i1.p17-31Palavras-chave:
Empreendedorismo, Mulher empreendedora, Pandemia, Home-officeResumo
Desde que os primórdios da civilização, o homem primitivo já apresentava características empreendedoras e com o decorrer dos anos, o processo de empreender deu um importante salto com as grandes civilizações. No caso do Brasil, o empreendedorismo ganhou força com a abertura econômica nos anos 90, onde a economia nacional passou por profundas mudanças. A mulher empreendedora ganhou destaque nesse cenário que se constituiu, mesmo que o empreendedorismo feminino é causado por motivações diferentes em relação às motivações dos homens e que outra realidade deve ser levada em consideração: os desafios que a mulher enfrenta para empreender, como as dificuldades em conciliar a vida pessoal e profissional, o preconceito por parte dos homens e a dupla jornada, que as obriga a conciliar responsabilidades da vida pessoal com a profissional. No atual cenário da pandemia, o Brasil caminha para registrar o maior número de empreendedores de sua história, não exatamente por vocação, mas principalmente por necessidade. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo analisar a atuação de mulheres empreendedoras em home-office no período de isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com mulheres empreendedoras de Paranavaí – PR e resultados proporcionados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que embora o home-office tenha pontos fortes, a dificuldade em separar atribuições profissionais de atribuições pessoais e domésticas é um desafio na rotina diária dessas empreendedoras.