O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ALCANCE DA GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2019v5i2.p1-15Palavras-chave:
Educação Ambiental,, Sustentabilidade, Meio Ambiente, Gestão AmbientalResumo
Neste trabalho apresentamos uma investigação que teve como objetivo saber como o ensino de Ciências tem contribuído para a Educação Ambiental– EA. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa e contou com revisão bibliográfica e análise documental, com ênfase nas obras de Dias (2004), Santos (2007), Barbieri& Silva (2011) e documentos resultantes de eventos organizados pela Organização das Nações Unidas – ONU para debater sobre os problemas ambientais que ocorrem em todo o mundo. No entanto, embora os resultados evidenciem que esses problemas já vêm sendo discutidos há mais de cinquenta anos e que os líderes governamentais sabem da importância da preservação ambiental, da sustentabilidade e do combate aos problemas sociais, como a fome, as guerras, a poluição, pobreza extrema, entre outros, o estabelecimento das metas nas conferências da ONU não foram suficientes para que todos países se comprometessem no cumprimento e efetivação das ações acordadas. O que se constata é que, muitas vezes, falta vontade política para investimentos em saneamento e distribuição de rendas entre os países para realizarem ações de preservação ambiental, contenção do efeito estufa e diminuição do uso dos recursos não renováveis. A realização dos eventos em âmbito mundial é uma excelente iniciativa para o despertar sobre a urgência de conscientizar sobre a preservação ambiental, mas ainda é necessário pensar estratégias para que o ensino de Ciências possa promover a Educação Ambiental eficiente, de modo a alcançar a gestão ambiental sustentável.